Entrevista Guido Antônio Kormann - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Guido Antônio Kormann1.jpg

GUIDO ANTÔNIO KORMANN: Filho dos saudosos Waldemar e Maria Kohler Kormann, natural de Brusque, hoje Guabiruba, nascido aos 31.07.42. São em sete irmãos: Eolina, Esmalda, Alcides, Guido Antônio, Mariana, Dário (in memoriam) e Juvelina. Cônjuge: Bernadete Maria Boos Kormann casados em 19.11.66. Dois filhos: Marciana (Vanderlei Fagundes) e Agnaldo Luiz (Ana Moresco); quatro netos: Carolina (Marciana), Luiz Antônio e Carlos Alexandre (gêmeos), André Felipe (Agnaldo Luiz). Torce para o C.A. Carlos Renaux, hoje Sport Club Brusquense e Vasco da Gama.

Como foi sua infância e juventude?

Guido Antônio Kormann2.jpg

Trabalhava na lavoura com meus pais, cursava o primário na Escola João Boos, depois fui para o Colégio Santo Antônio - registre-se, ia diariamente, de bicicleta daqui do centro de Guabiruba - em seguida fui para o Seminário em Rio Negrinho e, finalmente no Seminário em Corupá. Na juventude, após sair do Seminário ia dançar, namorar

Primeira professora?

Guido Antônio Kormann3.jpg

Ida Silva Debatin

Partido?

Guido Antônio Kormann4.jpg

Sempre na mesma linha: UDN/OSD/PP, mesmo partido, que mudava a sigla.

Atualmente o eleitor vai mais pelo partido ou pela pessoa?

Acho que é mais pela pessoa.

Como é ser Prefeito de uma cidade com o porte de Guabiruba?

Realmente para ser Chefe do Executivo de um município com o porte de Guabiruba não é fácil; os recursos são poucos... mas controlando bem dá para fazer uma boa administração, registre-se que mesmo com dificuldades, todos os ex Prefeitos fizeram boa administração.

Foi Chefe do Executivo em duas oportunidades, a segunda com a experiência foi melhor?

Sim, fui Prefeito nas gestões 1983/88 e 2001/04; na primeira gestão tivemos a enchente de 83, mais precisamente em 17.12.83, que varreu o município, foram 16 pontes, as estradas ficaram na pior, prejuízos incalculáveis, a Cometa, Fiação Triunfo, Kohler e Cia, na própria Prefeitura. Já na segunda gestão foi mais tranqüila, já dispondo da informática, facilitou o controle da frota municipal, com controle de quilometragem dos veículos e de horas máquina do maquinário, também, com o aumento populacional, hoje Guabiruba conta com 15 mil habitantes, desfruta de uma fatia melhor no FPM –Fundo de Participação dos Municípios. Na área educativa construímos várias Escolas, Postos de Saúde, pavimentamos inúmeras ruas, saliente-se que hoje está tendo continuidade na Administração Origes/Martins.

Como foi o relacionamento com a Câmara, nas duas oportunidades?

O relacionamento nas das oportunidades foram muito proveitosas, com aprovação dos Projetos encaminhados à Casa Legislativa, todos visando o bem estar da população.

Concurso Público e Licitação, ajudam ou atrapalham o administrador público?

Concurso tem o lado bom e o ruim. Partindo-se do ponto que trabalha-se com o dinheiro do povo, alguns funcionários ao se tornarem estáveis deixam a desejar – tem os bons evidentemente – e diferentemente de uma empresa privada, o município fica pagando um servidor que é improdutivo. Deveria ser idêntico a uma empresa privada. Considero a Prefeitura mais que uma empresa, haja vista o dinheiro ser publico. Quanto a licitação, também, às vezes é positiva, outras não, inclusive, vale lembrar, que há jogo entre os próprios fornecedores.

Por que não concorreu no último pleito?

Foi mais em virtude de tratamento de saúde.

Tem parentesco com Orides Kormann?

Temos parentesco pelos dois lados, meu e da Bernadete. A mãe de Orides –Renate - e minha mãe eram primas-irmãs e meu pai e o pai do Orides – Harry – também, eram primos- irmãos.

Nunca pensou em integrar o Legislativo?

Não, mas minha esposa, a Bernadete foi vereadora na Legislatura 1997/2000

Uma palhinha da vida profissional?

Iniciei na tenra idade na lavoura com meus pais; fui para o Seminário; trabalhei dois como ferreiro, com Valdeci Pozzi, aí fui para a empresa de Força e Luz, que mais tarde foi incorporada pela Celesc até 1994, quando obtive o benefício previdenciário. Na primeira gestão não recebi pagamento da Prefeitura e sim da Celesc, já que era funcionário dela. Depois da aposentadoria trabalhei com meu genro Vanderlei Fagundes, no ramo de Malharia- Fine Colection – até assumir como Prefeito 2001/04.

O que faz hoje, Guido Antônio Kormann?

Estou tratando de minha saúde, curtindo praia e meus netinhos.

Grandes nomes?

Entre outros, destacaria os empresários Pedro Schmidt, Paulo Kohler (in memoriam), Armando Maffezzolli, Juliano Schulemburg, Leopoldo Rieg e os empresários do Carol e da Archer, o médico Luiz Moser, e na área educativa, a irmã Jareti e Osnir Schlindwein.

A Administração Municipal?

Acho que está indo bem, está sendo realizado um bom trabalho.

O Brasil tem acerto?

Tem, apenas o povo deve escolher bem seus representantes que administram nosso país. Outra coisa, as emendas individuais e coletivas dos parlamentares alimentam a corrupção, os repasses de tais verbas deveriam ser ao próprio município.

Ciro Marcial Roza?

Ciro é corajoso, divulgou muito bem o Município de Brusque com obras notáveis, principalmente no Centro de Brusque, o que falta é apenas dar um pouco mais de atenção para o interior do Município.

Quem tem condições de concorrer ao Executivo Guabirubense nas próximas eleições?

Preferia não citar nomes, mas Guabiruba dispõe de muitos nomes capacitados para administrar o Município.

Pensa em retornar a vida política?

Não penso efetivamente em retornar, evidentemente que o Partido e o Diretório pressionam o candidato que sabem que tem chance de vitória, mas nem concorri no último pleito para tratar de minha saúde... em princípio não penso em retornar , todavia, não digo que jamais retornarei.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, em 30 de junho de 2006.