Entrevista Gladis Helena Krieger Merico - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Gladis com os filhos André e Rafael

GLADIS HELENA KRIEGER MERICO: Filha de Hilário e Maria Terezinha Merico; natural de Brusque, nascida aos 18.02.59; casada com Dagomar A. Carneiro, aos 21.03.81; dois filhos: Andre Felipe e Rafael Antônio

Fale de seu projetos: familiares, educação recebida de seus pais, sonho de criança e escolas que freqüentou

Fui educada nos moldes antigos, com bastante severidade, e aprendi desde pequena a valoriar nosso semelhante. Meus pais sempre me incentivaram a estudar e a cursar faculdade. Então, tudo sempre na minha vida de adolescente girou em torno do fato de que eu devia estudar para passar no vestibular. Realizei este sonho, e estou realizada com meus feitos. Frequentei o Jardim de Infância Divina Providência, Colégio Sano Antônio, Colégio São Luiz, Universidade Federal de Santa Catarina, Odontologia e Pós graduação em Odontopediatria.

Quais foram os pontos positivos de sua infância e juventude?

Sempre fui muito religiosa, tocava violão nos dias de formação nos de 1975 e 1976; participei do Shalon, do Emaús, tocando em vários encontros e participando do folclore; dei cursos de Batismo na Paróquia por muitos anos. Deus sempre esteve presente na minha vida, junto com Nossa Senhora e tudo sempre aconteceu com suas bênçãos.

Como conheceu o Dagomar?

Conheci o Dagomar num encontro de estudantes de Odontologia, no Rio de Janeiro, em 1980. Fomos juntos no mesmo ônibus, e foi amor à primeira conversa. Desde lá não nos separamos mais.

Como se caracteriza sua especialização?

Sou especialista em Odontopediatria, o que sempre me possibilitou também ser dentista de adultos traumatizados. Tenho certeza de que fiz a diferença na vida dos meus pacientes, pela maneira como sempre tratei.

Quais as principais etapas que marcaram a evolução da odontologia, conhecido como dentista?

No princípio a Odontologia era bárbara, pois sem anestesia era duro para o paciente e para o dentista ‘arrancar’ os dentes estragados. Com o advento da anestesia, a dor controlada, foram cada vez mais evoluindo os tratamentos e a conservação dos dentes nas arcadas dentárias.

Que aspectos da evolução tecnológica – equipamentos e materiais – foram os mais relevantes para viabilizar uma melhor assistência aos pacientes?

O odonto de alta rotação também possibilitou maior evolução na Odontologia, pois as cáries puderam ser tratadas antes de chegarem a tomar todo o dente. Novos materiais, como resina fotopolimerizada e, tratamentos como os implantes são prova de que a Odontologia não pára.

É normal termos “receio” de ir ao dentista?

O medo está relacionado a dor, então se tivermos um experiência traumática na cadeira do dentista, certamente este receio vai nos acompanhar por muito tempo. É importante termos cuidado com nossos dentes para isto não acontecer.

Há quem acredite que existe um modelo ideal para a disposição dos dentes das pessoas. Até aonde essa opinião tem fundamento?

Na verdade, isto se chama oclusão. Sim existe um modo correto de ocluirmos – fechamento dos dentes – e há uma “lei estética” que rege a disposição de nossos dentes, para que nosso sorriso seja harmônico. Isto sem falarmos na cor dos dentes. Nossa época é voltada para a estética, e o sorriso é o nosso cartão de visitas.

Há algum relacionamento: saúde dos dentes com a saúde geral?

Cada vez mais se tem certeza de que a saúde começa pela boca. Temos estudos científicos que relacionam problemas no coração, rins, pulmão, olhos etc, com focos dentários até com a gengivite, a periodontitie. Não é só a estética que é importante. Dentes bem cuidados são sinais de saúde.

Muitos consideram os preços de tratamento dentários muito alto. Por que os preços mantêm-se altos, apesar da grande concentração de profissionais da saúde bocal?

Todo profissional para senta no mocho de touca, luvas, uniforme branco, no seu consultório, estudou muito. Foram anos nos bancos da escola, queimou pestana para passar no vestibular e, já na faculdade ficou noites em claro e finais de semana estudando. É uma profissão que exige conhecimento aliado à destreza manual. Tudo que é bom, que tem qualidade, tem um preço. Posso dizer que nosso sorriso não tem preço. Mas temos a odontologia na saúde pública ao alcance de toda população.

Com que idade os pais devem encaminhar as crianças ao odontólogo (dentista)?

Nós já temos inclusive a odontologia pra os bebês. Então, não espere, pois o conceito moderno não é deixar o dente cariar para procurar ajuda. Mas, sim prevenir através do conhecimento e, manter os dentes e gengivas saudáveis.

Qual a importância dos Agentes de Saúde? Como vê a atuação das Agentes de Saúde?

Com o PSF, vimos a chegada das Agentes de Saúde, que são, sem dúvida, a ponta que faltava na saúde pública do Brasil. Elas – eles – estão nas casas de toda população e lá detectam os vários problemas existentes e encaminham para os Postos, o que passa a ser resolvido. Então, desta forma, elas ajudam a prevenir as doenças e, levam aos doentes seus remédios, o médico, a enfermeira. Podemos chamá-las de Anjos da saúde, e sabemos que nossa população está mais saudável com a presença delas na nossa cidade.

O Brasil tem acerto?

Sim, com certeza! Somos um país gigante, trabalhador e no caminho para um país desenvolvido. Cada um deve fazer a sua parte.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, em .19.10.2008.