Entrevista Gilson Fernandes Braga Palhares - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Gilson Fernandes Braga Palhares; natural de Poços de Caldas MG; filiação Maria Julieta Palhares e Gil Fernandes Palhares. Torce para o Atlético mineiro e fora de minas simpatizs, mas não torço, pelos alvinegros. Engenheiro mecânico (espera eu pedir autorização em mencionar a ZM.

O que sonhavas ser quando eras crianças?

Queria ser piloto de avião.....

Ainda tens amigo do tempo de infância?

Sim tenho e vejo todos no Natal e ano novo

Como foi sua infância?

Não tenho nada que reclamar da minha infância, sempre brincando na rua, a casa de meus pais fica bem no pé da mata da cidade (serra da mantiqueira), na época tinha 17 cachoeiras e um monte de terrenos baldios onde costumávamos brincar...Naquela época eu e meus amigos não tínhamos noção nenhuma de que o que era dinheiro, quanto custava isso ou aquelo, a gente ia pra escola, brincava, comia e dormia.

Como foi sua juventude?

Morei em Poços de Caldas até os 16 anos, considerando ser uma cidade pequena e tranquila, para os adolescentes, sem violência e roubo que existe hoje em dia. A gente saia a noite a pé porque todos eram menores e nenhum dos pais liberavam o carro pra sair. Desde criança (10 anos) já estudava inglês na escola e a tarde em aulas particulares, o curso de idiomas não era este absurdo que é hoje em dia, a classe média e média baixa poderia fazer o curso sem problema algum para o orçamento. Aos 17 anos fui morar em Ribeirão Preto.

Como surgiu Brusque na sua trajetória ?

Eu morava em Florianópolis onde tinha uma empresa de automação residencial, faz essas casas inteligentes.....Depois eu e os outros sócios decidimos fechar a empresa e terceirizar nossos serviços em andamento até que encerrasse, depois comecei a procurar emprego e meu irmão já morava em Brusque e aí ele me deu uma ajuda para encontrar emprego aqui

Quais os educandários que frequentastes ( indicando as séries)?

Fiz maternal em um colégio municipal marista, depois estudei no colégio Canadá até a sexta série quando fui para o Instituto Educacional são joão da Escócia onde estudei até o primeiro ano do segundo grau, em seguida fui fazer o segundo grau no colégio objetivo e o terceiro em Ribeirão Preto no Colégio e Curso Oswaldo Cruz (COC). Em seguida comecei a fazer Eng. Mecânica em Itajubá na Escola Federal de Engenharia de Itajubá hoje se chama UNIFEI, na época EFEI. Fiz nem um semestre e cancelei por conta própria estudei seis meses no colégio Energia em Florianópolis e passei no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC onde me formei Eng. Mecânico

Primeira professora?

Minha primeira professora que me lembro foi a Tia Patrícia

Grandes professores?

Tive vários grandes professores como Adelmar (história), Deps (química orgânica), Teixeira (Ciência Tecnologia e Sociedade), Ivan (Geografia)...e por aí vai

Quais os melhores livros que lestes?

O Cortiço, Dom Casmurro, Admirável Mundo Novo

Usas algum lema?

Nenhum lema que sigo a risca mas melhor de me arrepender por uma coisa que fiz do que uma que não fiz....

Como foi a educação recebida de seus pais?

Meus pais me educaram com muito respeito e cobrança também, mas sem nenhuma violência castigos etc. Eles sabiam e sabem passar a autoridade sem o uso de força. Minha mãe quando via que eu não conseguia me sair bem na escola, isso na 4 ou quinta série, ela me ensinou a estudar e daí pra frente graças a ela não tive muita dificuldade nos estudos. Eles sabiam filtrar o que os filhos devem saber e a que momento, hoje em dia os pais querem dividir tudo com os filhos e assuntos mais sérios as crianças estão participando ou escutando e na minha opinião isso tira um pouco da infância da pessoa....criança tem que ir pra escola e brincar.

Pessoas que te influenciaram?

Meus pais e avós.

No dia a dia te espelhas em algum profissional?

Me espelho naquele profissional que sabe ter calma e raciocínio perante um problema grave e imprevisto.

Muitas viagens à China?

Se me recordo bem já passou de dez viagens à China e com certeza quase ou mais de cem cidades em todo o território Chines

O que faz uma pessoa querer visitar à China?

Curiosidade e a oportunidade de estar frente a frente com um país que está cada vez mais presente no mercado mundial.

Qual o roteiro para ir de Brusque para a China e quantas horas leva?

De Brusque você pode pegar um avião em navegantes ou Florianópolis para São Paulo, de são paulo para Paris, Frankfurt, Londres, Estados Unidos ou Dubai e depois mais um voo pra Shanghai ou Pequim. Isso tudo demora no mínimo 24h...varia de acordo com a escala, etc

Principais diferenças encontradas na China?

As principais diferenças encontradas ao pisar na China são a Língua, o povo (fisionomia e modo de vestir), e é claro o costume e culinária chinesa. E a sensação quando se está fora do aeroporto é que falando inglês não adianta muita coisa, deve ser como um gringo aqui no Brasil tentando se virar somente falando inglês.....

Como é o comportamento do Chinês?

O Chines trata o estrangeiro muito bem, porque o povo e o governo tem ciência de que o desenvolvimento Chinês veio através do capital estrangeiro. O Chinês de um modo geral é uma pessoa muito trabalhadora, eles não se importam em fazer horas extras, trabalhar aos sábados, sabendo que são devidamente remuneradas.

Como são as mulheres Chinesas?

Percebi que são educadas; em sua maioria, tratam bem o marido. Têm como princípio formar uma família, ser mãe, e o marido é o principal responsável pelo sustento do lar. As mulheres são as que mais consomem: vestuário, calçados, cosméticos e higiene pessoal.

A China tem 1 bilhão e 300 milhões de habitantes, destes 200 a 250 milhões estão na classe média, como o restante da população está reagindo?

Quando vou à Cina fico na parte litorânea, parte leste, área mais desenvolvida. A parte mais pobre fica ao oeste. O governo está tentando levar o desenvolvimento para o interior, que é o oeste, incentivando a instalação de empresas. A parte menos privilegiada controla seus gastos, trabalha muito e economiza ao máximo.

O sistema de governo é comunismo com o sistema econômico capitalista, fazendo um paralelo com União Soviética, quando tempo ele prevê para desmoronar este sistema?

A única coisa que notei é que só tem um partido, Muitos Chineses gostam do sistema, porque a coisa flui rapidamente.

Até quando a China desrespeitará a OIT, pagando um salário miserável, com isto os preços ficam aviltantes para o resto do mundo, como reagiram, a partir das outras nações deixarem de comprar?

O salários dos Chineses não é tão baixo como imaginamos. De outro lado os encargos trabalhistas são menores do que no restante dos países, principalmente comparando com o Brasil.. Um componente que deixa os preços mais baixos é principalmente o preço da matéria-prima, os impostos. O Chinês está sofrendo o bloqueio de certos países, mas está investindo em outros países para comercializar.

A corrupção está infiltrada no Poder Central, como isto está refletindo na sociedade?

O povo reclama, mas como nós considera difícil acabar com a corrupção totalmente.

A China é um país imenso, com uma grande faixa de litoral, a maioria poluída, as regiões são bem definidas tendo regiões bem planas, regiões com pouca água e regiões com bastante bacias hidrográficas, regiões montanhosas e no oeste da China a natureza é mais conservada. Por ficar no norte do hemisfério as estações do ano são ao contrário do Brasil.

Segundo pesquisas realizadas, a China é o país mais populoso do mundo e uma das nações que mais cresce. Esse crescimento rápido, no seu entender, é a causa justificadora do controle de natalidade imposto pelo governo, no qual cada casal pode ter somente um filho? Essa atitude governamental é a melhor solução?

Essa lei do controle de natalidade foi, salvo engando em início de 1980, alterada. Existe exceções de casos em que pode-se ter mais de um filho: a) O governo constata se o casal tem condições financeiras para ter mais de um filho e b) Se ficar provado que o filho for considerado incapaz, também, poderá ter mais um filho.

A culinária chinesa é para nós, ocidentais, muito estranha. Os chineses apreciam carne de cobra e de cachorro (principalmente em ensopados). Espetinhos de escorpião, grilo e cigarra são encontrados facilmente nas ruas. Outros pratos exóticos são: barbatana de tubarão, sopa de ninho de andorinha e testículos de várias espécies de animais. Em sua passagem pela china chegou a experimentar esses pratos exóticos? A culinária brasileira é mais rica do que a chinesa?

Antes de ir à China, pela primeira vez, também pensava que a alimentação era totalmente estranha, todavia, chegando la, constatei que muitos desses pratos exóticos, não são facilmente encontrados, não fazendo parte das refeições diárias. Tais pratos exóticos são encontrados em restaurantes especializados, ou em regiões de costumes mais antigos. Experimentei carne de cachorro, escorpião, bicho da seda, água viva, mamandava, ovo com poucos dias para nascer o pintinho. Comparativamente, a comida brasileira é mais rica, a chinesa é mais fresca, como por exemplo: no mercado compro peixes ainda quase vivos.

Na China, há elevado número de crianças trabalhadoras, a maioria são meninas, que trabalham como empregadas domésticas por vezes aos cinco anos de idade, privadas de toda a escolaridade, exploradas do nascer ao pôr do Sol, dormindo no chão da cozinha, trabalhando sem descanso. O que pode ser feito para mudar e/ou melhorar essa realidade?

As crianças que vi trabalhando, são as que auxiliam os pais, nas feiras, no comércio. Para acabar de vez, haveria necessidade de investir mais em educação.

O Brasil sediará a Copa das Confederações, a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas. O que o Chinês diz?

Nas várias viagens que fiz à China constatei em conversas, que o Chinês entende que tais eventos devem constituir um grande começo de desenvolvimento para o Brasil, e que não podemos perder essa oportunidade para gerar riquezas no país.

Referências

  • Jornal Em Foco. 2013.