Entrevista Gabriela Paes Lopes - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Nossa entrevistada Gabriela Paes Lopes, popular Gabi.
Divulgação.

A entrevistada da semana é Gabriela Paes Lopes, filha de Joseane Paes Lopes e Lourival Bueno Lopes, nascida em Marília(SP) aos 25.09.1995, estagiária no setor Financeiro da Unifebe. Seu esporte favorito é o basquete.

Quais são as lembranças que você tem da sua infância?

Convívio com certas amigas, brincadeiras na pracinha e na rua da minha casa, quando eu residia em São Paulo e o aconchego dos meu avós ( já que agora estou longe deles).

Como está sendo sua juventude? O que você mais gosta de fazer para se divertir?

Minha vida é ótima, não posso reclamar, tenho o carinho e o apoio dos meus pais, da minha família e dos meus amigos. O que eu mais gosto de fazer é sair com os amigos, nem que for só pra comer aquela pizza em casa, ou só pra conversar, o importante é que a gente sempre acaba rindo um monte.

Gabi entre o pai Lourival e a mãe Joseane, popular Jô.
Divulgação.

Pessoas que influenciam ?

Meus pais, sem duvida. Acho incrível, tudo que eles conquistaram com o passar dos anos, eram dois adolescentes de família humilde e tiveram coragem para enfrentar os problemas e seguir a vida, e se hoje eu sou assim, é por mérito deles.

Como era a escola quando você era criança? Quais eram suas melhores e piores matérias?

Eu me lembro ate hoje, na primeira série quando a professora passava ditado, sempre tinha uma palavrinha ou outra que eu errava. E eu não era uma aluna em destaque como hoje, ate a segunda série eu não tirava notas tão boas, a partir da terceira, passei a ser uma das melhores alunas da sala, entendia e entendo tudo com facilidade e sem problemas para notas.

Formação escolar?

No pré, estudei na "E.E Estrelinha", na primeira na "E.E Theodorico de Oliveira" ambas em Campos Novos Paulista. Já na segunda série mudei de cidade e estudei na "EMEF Dorothildes Bononi Golçaves" e depois até a sexta serie na "E.E Profº José Maria Pascholick" em Ourinhos (SP). Enfim, nos mudamos para Brusque, onde ainda estudo na " EEB Santa Terezinha"

Primeira professora?

Regina Giraldes Frabett.

Grandes professores?

Minha professora da 4ª serie Valda (Ourinhos/SP) e meus professores atuais, a maioria são ótimos.

Considerando a sua idade (16 anos), o que te motivou a entrar no mercado de trabalho?

Ser independente é uma meta que a maioria das pessoas deseja alcançar, é muito bom poder ter suas coisas, sabendo que você conseguiu aquilo com o seu próprio esforço. Quando se consegue o primeiro emprego, consequentemente você adquire mais responsabilidade e ao mesmo tempo ganha experiência. Conseguir uma parte dessa independência, ter pelo menos uma noção de como é trabalhar e adquirir experiência foram os meus principais motivos.

Qual a importância dos pais na decisão do primeiro emprego, ainda na fase escolar?

Os pais são essenciais na vida de qualquer adolescente, são eles que vão te ajudar a seguir o melhor caminho, são eles que vão te apoiar, são eles que vão te incentivar, enfim, os pais são a nossa base. Eles como pessoas mais experientes, devem conversar com os filhos, mostrar as opções que a vida oferece e saber o que é prioridade. No meu caso, por exemplo, a prioridade é o estudo, trabalhar foi uma escolha minha, e os meus pais sempre deixaram bem claro que o trabalho não poderia interferir no rendimento escolar. Portanto, o que não pode faltar é o dialogo entre pais e filhos, entrando em um consenso para decidir o que é melhor.

Encontrar o primeiro emprego não é uma tarefa das mais fáceis, pois as empresas, na hora da contratação, aumentaram as exigências e o desemprego fez crescer a competitividade no mercado de trabalho e a falta de experiência é a principal barreira para o jovem conseguir trabalho. Qual foi o seu maior desafio para conseguir o primeiro emprego?

Só o fato de decidir em qual emprego entrar já é um desafio, deixar de fazer coisas que você tanto gosta para ir trabalhar também influencia na decisão. Mas depois disso, o que me deixou mais apreensiva foi o momento da entrevista, aliás, para muita gente isso é um desafio. Você nunca sabe o que vão te perguntar, e se tem pouco tempo pra pensar no que responder, além de tentar mostrar segurança e ser coerente nas respostas.

Sabemos que muitos adolescentes/jovens, ainda na fase escolar (ensino médio), abandonam os estudos para trabalhar. Alguns pela necessidade de ajudar no sustento da família, outros, simplesmente, pela ambição de adquirir bens materiais. Na sua opinião, qual a consequência desse ato?

O mercado de trabalho exige cada vez mais das pessoas, e só os mais preparados permanecem nele. Deixar de estudar para trabalhar, não é a melhor opção, tudo fica mais difícil conforme o tempo passa. É mais do que comprovado, que você precisa ter conhecimento para ter um emprego bom e consequentemente uma boa qualidade de vida. Sendo assim, quanto mais você puder dedicar-se aos estudos, melhor é. Uma discussão atual sobre o assunto é a questão sobre a importância da escolaridade contra a importância da experiência, os jovens que saem das faculdades acreditam que estão mais do que preparados para o mercado de trabalho, porém os avaliadores acreditam que além da escolaridade e atualização constante, também, é necessária certa experiência para que o futuro empregado saiba como funciona o mercado. Então como conseguir emprego sem experiência?

Concordo plenamente, experiência é muito importante. Mas, para quem não tem essa experiência, o melhor, seria começar com um estágio, geralmente eles sabem que você esta ali para aprender e sempre tem alguém disponível a te ajudar. Existem também cursos para iniciantes, por exemplo, o Programa Menor Aprendiz, oferece cursos gratuitos, onde além de estudar você trabalha, sendo uma ótima oportunidade para iniciar uma carreira profissional.

O primeiro emprego é uma fase importante na vida dos jovens e muitos acreditam que o primeiro emprego é que decidirá, por exemplo, em que área se irá trabalhar pelo resto da carreira. Na sua opinião, o primeiro emprego influência na escolha da profissão ou é uma forma de adquirir experiência e maturidade para a realização profissional em qualquer outra área de trabalho? Pode ser um pouco das duas coisas, mas, no meu caso, eu vi o meu primeiro emprego como uma oportunidade de adquirir experiência e maturidade. Claro que é muito mais fácil você seguir carreira em uma área que você já conhece e tem certa noção, sendo esse um dos motivos das pessoas continuarem no ramo. Até então, estou satisfeita com o meu emprego e estou gostando dessa área( parte financeira) porém, ainda não é o que mais se encaixa no meu perfil para o futuro.

A colocação do mercado de trabalho, além da experiência, depende da escolaridade, pois cada vez mais, o mercado atual exige que qualificação permanentemente, seja através de estudos e de novas experiências. Desta forma, como conciliar os estudos com bom aproveitamento e o trabalho?

É preciso organizar o seu tempo,e saber o que é prioridade. Por exemplo, se você tem uma prova é preciso estudar ao invés gastar o tempo vendo TV, internet, etc., ou seja, é preciso priorizar o que é mais importante, primeiro as obrigações depois o resto.

Por que o jovem encontra tantas dificuldades para conseguir emprego?

A falta de experiência, a competitividade do mercado de trabalho e as exigências feitas pelas empresas, são os principais fatores, por isso é sempre bom estar preparado para saber como se comportar diante das oportunidades.

Algo que você apostou e não deu certo?

Nem tudo deu certo na minha vida, mas entre essas coisas nenhuma delas teve grande impacto, e se não deu certo, foi porque foi melhor assim e deu para aprender com os erros.

O que você aplica dos grandes educadores, das aprendizagens que teve, no seu dia a dia?

Principalmente o respeito, aprender a olhar pra si mesmo antes de julgar alguém e nem julgar sem saber os motivos. Saber ter humildade, admitir os erros e pedir desculpas; ter educação e paciência.

Quais as maiores decepções e alegrias que teve?

Eu fiquei bem feliz quando ganhei a plaqueta de melhor aluna na 8ª serie, e orgulhosa também, mas digamos que eu não preciso de muita coisa pra ser feliz, poucas coisas me satisfazem. Em relação as minhas decepções, não tenho nenhuma em especifico, geralmente a pessoa com quem eu mais me decepciono é comigo mesma, principalmente quando eu sei que poderia ter feito de forma diferente, e as que as coisas poderiam ter fluido de maneira melhor.

Em homenagem ao trabalhador, qual a mensagem que fica para aqueles que estão em busca do primeiro emprego e para aqueles que lutam diariamente pelo sustento da família?

Todos tem uma missão, pessoal e profissional, que nos motiva a enfrentar os desafios e pensar: ESTOU FAZENDO O MELHOR! Por isso, transcrevo aqui, um pequeno texto, retirado da internet, que segundo o autor do livro "As 5 Grandes Regras do Bom Vendedor", P. WHITTING, estava escrito na lareira do lendário HENRY FORD.:

"Você conseguirá fazer tudo, se tiver entusiasmo. O entusiasmo é a varinha de condão que eleva sua esperança até as estrelas. O entusiasmo é o ritmo de seu andar, é o brilho de seu olhar, é o aperto de sua mão. É o irresistível volume de sua força de vontade e de sua energia para a concretização de suas ideias. Os entusiastas são combativos, eles têm fortaleza, possuem qualidades permanentes. Com ele haverá realização, sem ele, existirão apenas álibis." Por isso, trabalhador, nunca desista de seus projetos! Feliz dia do Trabalhador!

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição de 1º de maio de 2012.