Entrevista Fernando Luís Machado - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Fernando Luís Machado.

Filho de José e Maria da Graça Machado, natural de Lages, nascido aos 13 de setembro de 1973; casado com Regina Cássia Ribeiro; torce para Flamengo. Especialidade: Cirurgia Geral do aparelho digestivo.

Primeiramente fale de sua trajetória, onde nasceu, os familiares, a educação recebida de seus pais, como foi sua infância e juventude Nascido em Lages, cidade que muito me orgulha e onde ainda hoje mora meu pai e os pais de minha esposa. Brincávamos mais ao ar livre, nos movimentávamos mais e tínhamos muito mais contato com a natureza. Tínhamos menos brinquedos e quase nada automatizado. Quanto a educação recebida dos pais, sempre reforçaram os valores éticos, priorizando a amizade, a igualdade, a humanidade e a responsabilidade.

Formação escolar?

A formação primária foi no Colégio Diocesano de Lages – particular da Congregação Franciscana; a formação ginasial e secundarista no Colégio Industrial de Lages – exemplo de como a escola pública estadual pode ter muita qualidade; formação superior na Universidade Federal de Santa Catarina – referência da potência do ensino federal gratuito e de qualidade; especialização em Cirurgia Geral e Cirurgia do aparelho digestivo no Hospital Governador Celso Ramos de Florianópolis, atualmente, além da atividade profissional, sou aluno do Curso de pós-graduação em Auditoria-médica em Joinville e do curso de pós-graduação em Terapia Intensiva em Itajaí.

Como veio para Brusque?

Ao final de minha especialização foi feito contato por parte do Hospital Azambuja com o Hospital Governador Celso Ramos pela necessidade de cirurgião, então resolvi visitar o Hospital e depois decidi atuar nesta cidade.

Como surgiu a Medicina em sua vida? Antecedentes no ramo?

Acredito que a opção por uma profissão vem do amadurecimento do jovem que começa perceber sua importância no quadro social do país, define suas prioridades e planeja qual será sua posição para ser útil na construção de uma sociedade justa, igualitária, consciente e com pleno potencial para o desenvolvimento. Fiz minha escolha baseado nisso e na grande admiração por esta que considero não só uma profissão, mas também, uma arte. Em minha família, o primeiro médico foi meu primo, que hoje atua como pediatra. Eu sou o segundo e depois formou-se também meu irmão.

Fale de sua especialização

Na história da humanidade, a cirurgia como atividade, tem início antes mesmo da Medicina tradicional como a conhecemos. Hoje, mesmo com todo o avanço tecnológico e automatização, a atuação do cirurgião continua necessária e presente em nosso dia a dia.

Se o corpo humano é uno, o caminho não seria a Clínica Geral e não o médico especializado?

Acho importantíssimo que o médico generalista – clínico geral – tenha um conhecimento abrangente e qualificado o suficiente para resolver uma grande quantidade de casos, porém, a grande quantidade de informação existente hoje, exige a atuação de especialistas para que o atendimento seja mais eficiente e efetivo.

Com a especialização não ficou afastado o tradicional médico familiar?

Durante alguns anos isso foi realidade. Atualmente há uma tendência a valorização do médico de família devido à necessidade do atendimento básico de qualidade.

A globalização e a Medicina?

É importante tendo em vista a possibilidade de troca de informações e utilização dos recursos mais adequados em qualquer parte do globo.

A internet e a Medicina?

A internet é um recurso essencial não só na área médica, mas em toda atividade em que o conhecimento seja renovável com muita rapidez, pois, permite que profissional mantenha-se atualizado em sua função sem necessidade de deslocamento

Fumar faz mal à saúde?

Fumar faz mal à saúde em vários aspectos, causando lesões em vários sistemas orgânicos, como o sistema respiratório, sistema digestivo, sistema imune, além do sistema nervoso central.

A depressão é o mal do século?

Acredito que sim, pois a instabilidade psicológica influencia negativamente e possibilita o aparecimento de outras doenças em diversos órgãos.

O Brasil tem jeito?

Certamente o Brasil tem potencial para figurar entre as maiores nações mundiais, porém, existem diversos problemas em vários setores. Penso que o ponto principal a ser corrigido é a corrupção, pois ela atrasa e limita o desenvolvimento de todos os setores. Acredito que é necessária uma mudança de atitude nas pessoas, valorizando os princípios éticos, ressaltando as boas ações das pessoas, plantando no pensamento coletivo a idéia de bons valores e de um desenvolvimento coletivo, menos individualista.

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição nº x. 2012.