Entrevista Evandro de Farias 2 - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Nosso entrevistado Evandro de Farias, com Espiridião Amin Helou Filho.

O entrevistado da semana é Vice-Prefeito de Brusque e Diretor Presidente do SAMAE, Evandro de Farias, popular Farinha, nascido em Brusque, aos 20 de agosto de 1971, filho de Neri Nicolau de Farias e Imir de Farias, casado com Andréia Cristiane de Souza, com a qual tem dois filhos: Ana Clara e André Felipe. Torce para o Brusque e Vasco da Gama

Quais as memórias de criança?

O grande amor de meus pais por mim através de tudo que faziam para me educar da melhor maneira possível e das brincadeiras de criança com os amigos.

Como era a escola quando você era criança? Quais eram suas melhores e piores matérias? De que atividades escolares e esportes participava?

A escola e as práticas escolares eram diferentes, não deparávamos com tanta incidência de inovações, a informática estava apenas engatinhando, hoje a evolução é muito rápida, nós, pais, nos surpreendemos a cada instante com tantas transformações. No que diz respeito as matérias identifico-me mais com as matérias que envolvam cálculo, como matemática, mas também gostava de física, português e religião. Não poderia dizer que havia alguma de que não gostava. Participava de todas as atividades no colégio, gostava muito de artes industriais, que tínhamos no Cônsul. Nunca fui muito de esportes, não me destacava, contudo participava de tudo

Quais os eventos mundiais tiveram o maior impacto em sua vida durante sua infância e juventude?

Da minha infância não recordo de nada marcante, todavia, de minha juventude, bem me lembro de quando fui estudar no Rio de Janeiro, durante três anos (2000 a 2002). Marcou muito, ressaltando-se que como filho único o afastamento de Brusque - considerando a distância entre Brusque e a cidade maravilhosa (RJ) - trouxe muitas saudades da família e dos amigos.

Primeiras professoras?

Destacaria Dona Irene, Rosélis, Ondina e Neide, todas professoras no Colégio Cônsul Carlos Renaux..

Paulo Roberto Eccel tem sido um bom parceiro?

Paulo Roberto Eccel tem sido um grande parceiro. É uma grande figura humana, trabalha incansavelmente, se dedica totalmente. Paulo é uma pessoa iluminada.

Quantas vezes substituiu o Prefeito? Como foi a experiência?

Substitui por seis vezes. É uma experiência muito gratificante e honrosa poder administrar a cidade que nasci e cresci. É uma atribuição indescritível que qualquer cidadão pode receber.

Qual a diferença básica entre administrar uma empresa privada e a administração pública?

A grande diferença é que na empresa privada você cria as regras e na pública, seguimos as muitas regras existentes. Lembrando Hely Lopes Meirelles: “ Enquanto na administração particular é lícito fazer tudo que a lei não proíbe, na Administração Pública só é permitido fazer o que a lei autoriza. A lei para o particular significa “pode fazer assim”; para o administrador público significa “deve fazer assim”.

Você concorda que um requisito para submeter-se a concurso público deveria ser que o candidato tivesse trabalhado em empresa privada (horário, seriedade, produtividade etc) ?

Poderia ser uma boa ideia: sabemos que existem exemplos bons e ruins em todos os modelos, outrossim tenho que lembrar que existem excelentes servidores públicos que nunca passaram pela iniciativa privada.

Das conquistas em sua carreira, qual a mais marcante?

Foram várias, dentre elas destacaria: Primeiro a MACOM com meu sócio Marcelo Caetano, a segunda, a eleição para Vice-Prefeito com Paulo Roberto Eccel. Mas a mais importante foi minha família, a esposa Andréia e os filhos Ana Clara e André Felipe.

Como surgiu o político Evandro de Farias, popular Farinha?

O político Farinha surgiu em janeiro de 2001, quando tínhamos um grupo de 07 (sete) amigos. Na oportunidade alugamos uma casa de praia e começamos a divulgar a ideia da candidatura mediante a colocação de adesivos nos carros e uma faixa na frente da casa de veraneio. A vontade de ser candidato já estava presente em minha vida, pois meu pai já era envolvido em política desde sua juventude e eu sempre gostei do assunto. Queria ser candidato para poder mostrar um jeito diferente de fazer política.

Os geradores de energia adquiridos recentemente proporcionarão benefícios a entidade autárquica e aos consumidores?

Com toda certeza a aquisição dos dois geradores nos deram independência na falta de energia para fornecimento de água e economia nos horários de pico, quando o custo da energia é mais alto

No Planalto, o SAMAE instalou um reservatório de fibra de vidro com capacidade para 200 mil litros de água, que substituirá os dois reservatórios de 40 mil litros, mais a troca do conjunto moto bomba, ampliando assim o sistema de bombeamento de 12 mil litros por hora para 29 mil litros por hora e ainda com a interligação de redes da Rua Fernando Souza Silva com a Rodovia Antônio Heill e da Rua Alberto Müller também com a Rodovia Antônio Heill, fazendo com que aumentasse o volume de água na casa de bombas que abastece o Planalto, tais medidas irão tranquilizar os moradores daquela localidade? Com certeza a realidade já está mudando, precisamos evoluir mais, pois temos área muito altas nessa região

Que melhorias foram implantadas aos moradores de Limeira, Rio Branco, Guarani e Rua Itajaí?

Foram várias: Nova estação de tratamento, novas redes, novos conjuntos de moto-bombas. Isto tudo gerando mais qualidade de vida no fornecimento de água.

A reforma completa do Sistema Isolado da Volta Grande, ampliando a capacidade do sistema de 112 mil para 600 mil litros resolve todos os problemas da localidade?

Não resolve todos os problemas mas melhora e muito o fornecimento de água daquela região, pois no verão a demanda é muito grande

O que está sendo preparado para os moradores de Nova Brasília e Santa Terezinha?

A grande novidade é o reservatório de 2 milhões de litros que substitui o de 150 mil litros, mudando a realidade em fornecimento de água da região

A água é um recurso natural não renovável. A diminuição da quantidade e da qualidade da água potável a níveis que comprometam até mesmo a sobrevivência humana é um problema cada vez mais próximo. Portanto é dever de todos preservá-la. Quais são as ações adotadas pelo SAMAE para garantir a qualidade da água potável para o consumo humano e quais as medidas adotadas para conscientizar a população do uso racional da água e de que forma todos nós podemos contribuir para proteger a qualidade da água?

O SAMAE investe muito em qualidade no tratamento de água, sempre usando produtos e equipamentos de alta qualidade. Também focamos nos meios de comunicação e nas escolas para conscientização da importância do uso racional da água. Para garantir a qualidade da água devemos preservar as nascentes e evitar poluir as mesmas e os rios.

Sabemos que a família é de suma importância no sucesso profissional, porém, colocar a família em primeiro lugar não é uma proposição ética tão óbvia, nem tão aceita por aí. Basta entrar na internet e você encontrará milhares de artigos que lhe dirão para colocar em primeiro lugar os outros- a sociedade, os amigos, o dever, o trabalho, o cliente, raramente a família. Colocar a família em primeiro lugar tem um custo com o qual nem todos podem arcar. Implica menos dinheiro, fama e projeção social. Muitos de seus amigos poderão ficar ricos, mais famosos que você e um dia olhá-lo com desdém. Nessas horas, o consolo é lembrar um velho ditado que define bem por que priorizar a família vale a pena: “Nenhum sucesso na vida compensa um fracasso no lar”. Considerando que seu cargo exige horas de trabalho, como estar presente em diversos eventos etc, é possível colocar a família em primeiro lugar e conciliar o sucesso profissional com o sucesso familiar?

A família para mim é prioridade, se tiver que abrir mão da família, pela política, abandono a política. Poder, dinheiro, sucesso se vão, a família fica. Não participo de todos os eventos, priorizo o que posso, se assim der certo tudo bem.

Evandro com a esposa Andréia e os filhos: Ana Clara e André Felipe.

Na sociedade moderna, a mulher está cada vez mais conquistando seu espaço no ambiente profissional e participando das mudanças ocorridas na sociedade. Aos poucos as habilidades e características femininas começam a ser valorizadas pela sociedade, deixando a mulher, aos poucos de ser uma mera coadjuvante em determinados segmentos sociais e profissionais, possibilitando cada vez mais o seu acesso às posições estratégicas em suas profissões. Na qualidade formador de opiniões, qual a importância da mulher na sociedade brusquense? Existe, ainda, preconceito na sociedade ao se deparar com liderança feminina?

A participação da mulher é de extrema importância, e esta evolução tem que continuar, onde existe participação feminina existe mais carinho, mais capricho e também sucesso. O preconceito existe para os maus esclarecidos e tem que acabar

Algo em que você apostou e não deu certo?

Apostei num Bar e numa Pequena Empresa, mas não tive tempo para me dedicar nem a um, nem a outra.

O que faria se estivesse no início da carreira e não teve coragem de fazer?

Viajar ao exterior e aprender uma segunda língua.

O que você aplica dos grandes educadores, das aprendizagens que teve no seu dia a dia?

Aplico que devemos acreditar nos sonhos, trabalhar com afinco e honestamente.

Quais as maiores decepções e alegrias que teve?

Decepções: ser enganado por parceiros e também a falta de ética na política, quando alguns não fazem politica e sim politicagem. Alegrias várias, principal minha família, esposa amada Andréia e os dois filhos: Ana Clara e André Felipe.

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição nº x. 2012.