Entrevista Evandro de Farias - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Evandro de Farias.

O entrevistado da semana é o Vice-Prefeito de Brusque e Diretor Presidente do SAMAE, Evandro de Farias, popular Farinha, nascido em Brusque aos 20 de agosto de 1971, filho de Neri Nicolau de Farias e Imir de Farias, casado com Andréia Cristiane de Souza com a qual tem dois filhos: Ana Clara (4 anos) e André Felipe (com quase 1 mês), torcedor do Brusque e Vasco da Gama.

Por que o apelido Farinha?

O apelido Farinha vem desde a primeira série do primário, quando tinha 6 anos, devido ao sobrenome Farias que se popu­larizou Farinha.

Como conheceu a Andréia?

Conheci Andréia quando eu tinha a idade de 22 a 23 anos, na época em que frequentávamos as festinhas.

Como surgiu o político Evandro de Farias, popular Farinha?

O político Farinha surgiu em janeiro de 2001, quando tínhamos um grupo de 07 (sete) amigos. Na oportunidade alugamos uma casa de praia e começamos a divulgar a ideia da candidatura mediante a colocação de adesivos nos carros e uma faixa na frente da casa de veraneio. A vontade de ser can­didato já estava presente em minha vida, pois meu pai já era envolvido em política desde sua juventude e eu sempre gostei do assunto. Queria ser candidato para poder mostrar um jeito diferente de fazer política.

Quais as memórias de criança?

O grande amor de meus pais por mim através de tudo que faziam para me educar da melhor maneira possível e das brinca­deiras de criança com os amigos.

Sonho de criança?

Quando criança queria ser piloto de fórmula um, depois surgiu a paixão por carros e pela política.

Como foi sua juventude?

Minha juventude foi normal: estudo, trabalho (desde os 16 anos) e religião, com muitos amigos.

Pessoas que influenciaram?

Meus pais, as pessoas com quem trab­alhei como os empresários Chico Wehmuth (Quimisa) e Ademir da Rivel entre outros.

Como foi sua formação escolar?

Iniciei meus estudos com 06 anos no Colégio Cônsul Carlos Renaux, perman­ecendo naquele educandário até a primeira série do segundo grau. Depois fui para o Colégio Cenecista Honório Miranda, prosseguindo até a segunda série do se­gundo grau. Após fui estudar no Centro de Tecnologia da Indústria Têxtil -CETIQT no Rio de Janeiro. Lá me formei técnico têxtil, com especialização em fiação e tecelagem, que durou 3 anos.

Que localidades do município já conta o próprio abastecimento?

Nós temos fornecimento de água tratada em praticamente todo o município (97% do município).

Qual o volume médio de água con­sumida pela população nas 4 estações?

Consumo diário por habitante em torno de 170 litros (cerca de 18.000 m³/dia).

O SAMAE está preparado para eventual tempo de estiagem mais pro­longada?

Temos uma reservação boa para perío­dos normais, mas pensando em estiagem maiores estamos com projeto para um reservatório em Santa Terezinha, Aguas Claras e Maluche.

Como está formada a equipe de di­reção da Autarquia municipal?

Diretor Presidente: Evandro de Farias; Diretor Geral: Marcelo Rosin; Diretores: Lenomir de Faria, Roberto Bolognini e Modesto Vechi.

O que já foi feito de obras/ serviços sob sua direção?

Nestes dois anos seguimos realizando importantes obras na renovação de frota com a aquisição novos caminhões, 02 camionetes, 08 ma retro escavadeira. Reformulamos parte de informática, estrutura ório, as dependências do Samae, temos um almoxarifado. Modernizamos também o Posto de Atendimento no Terminal Urbano. Realizamos a implantação de grandes redes tais como: Jardim Maluche, Rua São Pedro, Centro, São Leopoldo, Rua João XXIII, Claraíba, Zonta e adquirimos uma nova estação de tratamento na Limeira. Estamos remodelando a de Volta Grande e também a rede do Guarani e Rio Branco.

Não irá ocasionar um desgaste políti­co à administração a implantação de mais uma taxa para o sistema de esgotos?

A implantação de redes de coleta e trata­mento de esgoto é hoje uma necessidade e cada real investido no sistema de esgoto, corresponde a 4 reais economizado em saúde. No caso de Brusque, a implantação do sistema vem ao encontro de um grande anseio da população que demonstrou estar esperando a implantação.

E o próximo pleito eleitoral? Há pos­sibilidade de você sair como cabeça de chapa?

O projeto político é de releição e não temos no momento nenhum outro projeto.

O que na sua opinião tem que acon­tecer (serviços/obras) ainda na administração Paulo/Evandro - Farinha - de Faria;r a reeleição?

Querer terminar as obras: do PAC; a 24 horas, agora Rua do cidadâo; estas ruas através de nossa usina continuar modernizando e na saúde e a educação que constitue para o presente e o futuro da cidade e ainda esta­mos com projetos em Brasília para aprovação.

Quais as que despontam -a nível mutadual - que podem servir ao I

Em Brusque temos lideranças como Nori e Pipoca, também me coloco entre as lideranças e também nossa amigo do estado, Espiridião, a Angela, Ponticelli, João Pizzolatti, entre outros.

Costuma ler jornais? Já leu o EM FOCO? EM FOCO está no caminho certo?

Leio o Município dia a dia, Diário Catarinense e também o jornal EM FOCO e que com certeza esta no caminho certo e fazendo jornal­ismo responsável.

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição de 21 de junho de 2011.