Entrevista Erika Giovanni Reupke - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Nossa entrevistada.

Nasceu em São Paulo, está com 32 anos e é juíza federal há 7 anos. Iniciou sua carreira como Juíza Federal em Joinville/SC, tendo permanecido por 4 anos, até a sua promoção como Juíza Federal, tendo escolhido a cidade de Londrina/PR, onde permaneceu na Vara Criminal durante um ano e meio.

Como aconteceu a opção pelo Berço da Fiação Catarinense?

Por ter gostado muito do estado de Santa Catarina e resolvendo optar por qualidade de vida, por ocasião da remoção, escolhi a recém criada Vara de Brusque, isso em 09 de dezembro de 2005.

Nos 4 anos que permaneceu em Joinville, além da magistratura teve outras ocupações profissionais?

Enquanto estive em Joinville proferi aulas em curso preparatório para concursos nas matérias de direito administrativo e direito ambiental, matérias bem ligadas ao dia-a-dia da Justiça Federal

Que importância atribui ao curso de Direito?

Por ano são realizados inúmeros concursos e para as mais variadas carreiras, o que eu considero uma grande facilidade que o curso de Direito oferece aos alunos. Sempre que alguém está em dúvida na hora do vestibular eu aconselho Direito, justamente pelas inúmeras oportunidades ao término do curso.

Qual a postura que deve ter um candidato ao concurso da magistratura?

Para quem pretende seguir carreira como juiz federal ou servidor público federal deve-se preparar bem, pois a concorrência tem aumentado muito e as pessoas estão cada vez mais preparadas. Na verdade, o maior número de concursados se deve à carreira pública ser mais atrativa no momento, já que oferece satisfação pessoal, estabilidade, boas condições de trabalho e remuneração digna.

Como um aspirante ao cargo de Juiz, que trabalha em tempo integral, deve preparar-se?

Para passar no concurso público, além de ter um ideal de contribuir para a sociedade e a realização da justiça, é necessário muito estudo, disciplina, persistência e determinação. Uma questão que atormenta os concursandos é o tempo, já que a maioria trabalha tem família. No entanto, estes fatores até ajudam a dar equilíbrio ao candidato e permitem que ele vá adquirindo experiência de vida, depois muito necessário para o exercício da profissão.

Há algum método ou segredo para sair-se bem em concurso para a Magistratura?

Não existe um método ou segredo para passar em concurso, bastando estudar e não desistir. O que se costuma dizer no meio jurídico é que se estuda não para passar, mas até passar em concurso. O candidato que se prepara bem começa a passar em todos os concursos e pode escolher o que mais tem afinidade.

Qual a importância da atualização no dia-a-dia do Juiz?

Depois que ingressou na carreira profissional é muito solicitado, o que exige sua atualização constante, além de presença de espírito, dedicação e segurança no desempenho de diversas atividades, tais como audiências, atendimento ao público, elaboração de decisões, gerenciamento e até atividades sociais envolvendo visitas a órgãos públicos, empresas e entidades carentes.

A carreira de Juiz Federal proporciona realização pessoal?

A carreira federal proporciona muita realização pessoal, visto que o juiz federal é um agente transformador da sociedade e que deve estar conectado às mudanças diárias da comunidade visando a atender os seus anseios.

Referências

  • Jornal A VOZ DE BRUSQUE. Edição de 18 a 25 de agosto de 2007.