Entrevista Eliani Aparecida Busnardo Buemo - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

A entrevistada da semana é a Professora e ex-Secretária Municipal de Educação Eliani Aparecida Busnardo Buemo, filha de José e Terezinha Coelho Busnardo, nascida aos 25.05.65, casada com Darirlei Garcia Buemo; filhos: Ana Rita (18 anos) e Mateus (08 anos). Professora desde 1990 do Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Como conheceu Garcia Buemo?

Foi quando estava cursando Especialização em Psicologia na UNICENTRO em Guarapuava (embora eu sendo catarinense e ele gaúcho nos encontramos no Paraná) no ano de 1991. Casamos em 16 de outubro de 1993.

Pessoas que influenciaram?

Meus pais, meus avós e vários profissionais da educação, entre outros destaco o Prof. Raul Amorim, que com sua ética me ensinou as responsabilidades da gestão, no campo espiritual citaria o Pe. Aloísio Boeing, em favor do qual tramita o processo de beatificação. As professoras também foram decisivas para minha escolha profissional. Eu as amei verdadeiramente, foram minhas referencias.

Como foi a educação recebida de seus pais?

Meus pais são minha grande referência. Com eles aprendi os valores e princípios que norteiam minha vida até aqui. Digo sempre que eles embora tendo estudado poucos foram sábios na educação dos filhos (tenho um irmão, José Alberto mais conhecido como Teco).Aprendemos desde cedo a força que tem a oração em família. A mãe partiu(muito cedo) em janeiro de 1998 e deixou uma lacuna muito grande. Sinto saudades de sua presença física,porém sei que ela está conosco. Seu exemplo de esposa, mãe, amiga continuam presentes mesmo na ausência física.

Como foi sua infância?

Nasci em Brusque aos 25 dias do mês de maio de 1965, em pleno regime militar. Sou a primogênita de uma família de trabalhadores, meu pai era marceneiro e minha mãe, dona de casa, meu irmão nasceu dois anos depois. Fui matriculada no Pré Escolar do SESI, onde permaneci por alguns dias (as dificuldades para chegar, morava na Santa Terezinha, fizeram com que meus pais decidissem pela desistência).Em 1972 iniciei meus estudos na então Escola Básica Santa Terezinha (acho que os melhores anos da minha vida escolar). Nesta época minha brincadeira preferida era dar aulas para minhas bonecas, depois para as crianças da redondeza.

E a continuidade nos estudos?

Em 1976 fui matriculada no Colégio Cônsul Carlos Renaux (era a entrada no ginásio). Quantas emoções!!Nesta escola permaneci até 1982 quando conclui o Magistério. Para chegar até ali muitas dificuldades. Comecei a trabalhar em 1979 no Supermercado Archer ( estudava de manhã e trabalhava das 13h as 21h). Ali permaneci até 1981, quando decidi (contra tudo e todos) cursar o Magistério. Ninguém me apoiou nesta decisão, mas eu desejei com toda a minha energia ser professora. Trabalhei até me formar, nas Casas Pernambucanas.

E no caminho estava a Pedagogia?

Em 1983 passei no vestibular para cursar Pedagogia na FEPEVI (hoje Univali ), eram 13 candidatos por vaga! Como ainda vivíamos num Regime Militar, tive que escolher entre Administração Escolar e Orientação Escolar, a segunda possibilidade foi minha escolha. Neste mesmo ano, em fevereiro, iniciei minha trajetória profissional na Rede Municipal de Brusque – Recreação Infantil tia Emília (hoje CAIC de Santa Terezinha). Trabalhei neste local por 10 anos, seis em sala de aula, com crianças de 03 a 6 anos e quatro anos como Diretora. Na rede municipal ocupei a função de Coordenadora Pedagógica na Secretaria da Educação e em 1999, assumi com Secretária Municipal de Educação. Nesta rede fiz uma bela trajetória! Aprendi muito e acho que ensinei também. Em 2008 pedi desligamento (já estava seis anos em licença sem vencimentos), 25 anos depois!! Em 1985 prestei concurso público para a Rede Estadual de Ensino, fiz uma rápida passagem, em 1988 abandonei este concurso, durante este período exerci funções no Colégio Estadual Santa Terezinha. Ali trabalhei no ensino fundamental (4ª. Série) e ensino médio (uma disciplina chamada Orientação Vocacional).

Alguma certeza ao concluir Pedagogia?

Em 1986 conclui o curso de Pedagogia com duas certezas: não queria ser orientadora educacional e nem parar de estudar. No ano seguinte iniciei a habilitação em Educação Infantil (curso que abandonei em função de iniciar uma Pós Graduação em nível de Especialização, na Unerj de Jaraguá do Sul (fui a primeira professora da rede municipal a ter o título de especialista em educação em 1989).

E a Unifebe?

Em 1990 fui contratada para lecionar na UNIFEBE, no curso de Pedagogia. Quantos desafios!!!Senti necessidade de continuar estudando, fui então para o Paraná, mais precisamente Guarapuava, lá fiz uma especialização em Psicologia. Em 1993 fui aprovada para o programa em Mestrado, uma parceria Unicamp- Unicentro. Neste período casei, tive minha primeira filha, Ana Rita, fui feliz!! Nada era fácil, mas tudo valia a pena. Em 2002 assumi a Coordenação do curso de Pedagogia onde permaneci até 2008.Pedi para sair pois estava cansada, nesta época coordenava também o curso de Letras. Em 2009 assumi a Pró- Reitoria de Ensino de Graduação. Entreguei minha carta de demissão após oito meses na função. Aprendi muito, conheci muitas pessoas, fiz boas amizades. Trabalhei durante um período na FURB (professora de Didática, no curso de Letras)e na Univali com Pós- Graduação.

E o exercício do magistério junto à Unifebe?

Neste ano completo 23 anos de UNIFEBE, de curso de Pedagogia! Feliz e tranquila por acreditar que sempre procurei exercer eticamente minha profissão. Talvez durante esta trajetória de 30 anos de exercício no Magistério tem servido de referencia para alguns profissionais de educação – assim espero.

Como avalia sua carreira?

Avaliando minha carreira profissional, a defino como uma trajetória recheada de conquistas, os momentos difíceis escrevi na areia e já não as recordo, os momentos de crescimento, de alegrias, registrei na rocha e assim sempre que preciso me nutrir de coragem para transpor obstáculos os observo. Lecionar é a minha vida! Para os próximos 10 anos espero cursar um Programa de Doutorado (em 2004, já com um projeto pronto para a Unisinos, São Leopoldo, me descobri grávida do Mateus (nosso enviado de Deus), adiei o projeto, não desisti dele. Continuar publicando trabalhos de acadêmicos também faz parte de meus planos. No ano de 2012 publiquei juntamente com concluintes de Pedagogia dois livros. Para 2013 novos projetos m andamento.

Perseverança é a sua tônica?

Uma característica de minha personalidade é nunca desistir, perseverar sempre!Sem dúvidas Paulo Freire é presença muito forte em minha formação (o conheci pessoalmente e o tenho como um cristão – sua crença no ser humano é imensa ).

Na sua ótica, para ser um bom profissional?

Acredito que para ser um bom profissional, seja qual área for , é preciso esforço, persistência, estudo. O sucesso de nossas carreira profissionais depende do esforço para continuarmos aprendendo.

Quais medos você tem ou teve? maior medo é o de envelhecer ou o de entristecer ?

Sempre digo que o que importa não são os medos, mas a coragem (que é a capacidade de enfrentar o medo, de buscar ao invés de aguardar).Busco coragem para enfrentar o que tiver que ser enfrentado. Acredito que nada acontece por acaso, para tudo há uma explicação.

Qual foi o maior desafio até agora?

O desafio consiste em sermos melhores pessoas a cada dia, temos que evoluir e nem sempre é fácil. Exige esforço,atitude, perseverança.

'Você se arrependeu de alguma coisa que disse ou que fez ?

Desde a minha juventude sempre dizia que não queria me arrepender pelo o que tinha feito e sim pelo o que não tinha feito. Fazendo um exame, talvez tivesse feito de modo diferente algumas coisas, o impeto nos leva a incorrer em erros e certamente de modo impetuoso eu tenha ao longo da vida feito e dito coisas que não foram muito bacanas. Mas que servem como experiencia para não tornar a fazer.

Fale um pouco de sua trajetória profissional e da sua história de vida?

Digo sempre aos meus filhos e alunos que é preciso gostar do que se faz e eu sou plenamente realizada tanto na vida profissional quanto na pessoal. Tenho uma profissão linda, uma carreira que me trouxe muitas alegrias e uma família abençoada que representa minha maior conquista.

Algo que você apostou e não deu certo?

Não costumo ficar me lamentando pelo o que não deu certo, as coisas acontecem como tem que acontecer...

O que faria se estivesse no inicio da carreira e não teve coragem de fazer?

Fiz tudo o que foi possível e o que me trouxe muitos resultados positivos. Fiz especialização em um tempo que os cursos e recursos eram escassos. Estudei muito e ainda continuo estudando. As responsabilidades só aumentam com o passar do tempo. Tive e tenho muita disposição para enfrentar os desafios que por certo ainda virão.

Quais as maiores decepções e alegrias que teve?

Eu não registrei os momentos de decepção, já passaram, foram escritos na areia...e o "Tempo é o Senhor da Razão"!E as alegrias foram muitas, mas destaco o nascimento de meus filhos, eles por certo despertaram em mim sentimentos antes desconhecidos.

O que você aplica dos grandes educadores, das aprendizagens que teve, no seu dia a dia?

Procuro a cada dia, em cada aula que leciono me espelhar em atitudes de pessoas que procuraram ao longo de sua existência promover o bem, denunciar as injustiças,falar com paixão sobre as responsabilidades de ser educador e sobretudo de ser humano. Paulo Freire me contagiou a muito tempo com sua ideia que a educação nos humaniza, podendo assim nos tornar pessoas melhores.

Qual é a sua maior ambição?

Ambiciono ser sempre feliz, para tanto preciso de saúde e de discernimento para fazer sempre com autonomia o que precisa ser feito.

O que mais incomoda?

A mentira. Através dela muitas injustiças são cometidas,muito sofrimento é causado pela falta da verdade. Muitas pessoas se beneficiam do que resulta da falta de transparência, da enganação.

De que sente orgulho?

Me orgulho dos pais que tenho(o exemplo deles estará sempre comigo), da educação que recebi, da família que constitui, da carreira profissional que escolhi e dos amigos que fiz ao longo dos tempos.

Em quem tem fé?

Acredito na existência de um pai (DEUS), de um filho(Jesus Cristo) e neles busco todos os dias força e sabedoria para errar o mínimo possível e para aceitar o que tiver que ser.

Referências

  • Entrevista publicada no jornal EM FOCO aos 06 de setembro de 2013.