Entrevista Edson L Bonomini - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Edson L Bonomini1.jpg

EDSON L. BONOMINI: Técnico na Unidade de Processamento de mel – secadora de cereais

I - UNIDADE DE TRATAMENTO DE MEL

Qual a finalidade principal da Unidade de Processamento de Mel?

Edson L Bonomini2.jpg

Motivado pela existência da atividade apícola no Município e região - uma vegetação predominantemente nativa e abundante e, ainda, por ser considerada uma atividade ecológica e que incrementa plantios de árvores que contribuem para a produção e o aumento da produtividade em outras culturas, como é o caso do feijão, que necessita de polinização - como finalidade principal, citamos a contribuição na renda da família do apicultor, que se não modificar a forma de colheita, processamento e/ou envase ( colocar um determinado produto em uma recipiente específico), e comercialização de forma adequada, com certeza, por ser pequeno apicultor deixaria a atividade ou ficaria na clandestinidade ou sujeito a atravessadores inescrupulosos.

O que representa para o Consumidor a Unidade de Processamento de Mel?

A implantação visa atender às exigências do Ministério em função da aplicação da Lei de Defesa do Consumidor, vez que a forma antiga de comercialização , ou seja, em latas de metal, usadas ou não, hoje, são consideradas impróprias para envase ou armazenamento ou mesmo potes reutilizáveis, a partir da nova safra, não serão mais permitidos os seu uso. Registre-se que toda obra, bem como os equipamentos atendem a Legislação do Ministério da Agricultura.

O que resultou da implantação da Unidade?

A criação da estrutura promoveu o associativismo que contribui na profissionalização do apicultor, e como resultado, o padrão de higiene do produto final melhorou, bem como, a produção e a produtividade por colméia.

Alguma forma de aperfeiçoamento dos apicultores?

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC – EPAGRI- realizou dois cursos, abrangendo 90% dos apicultores de Botuverá e quatro apicultores de Brusque nos dois últimos anos.

Qual a produção prevista?

A produção aproximada dos três municípios, atualmente é de - aproximadamente - 30 mil kg, envolvendo em torno de 90 apicultores e com 2346 colméias.

Quanto a capacidade de processamento?

1 000 kg a cada 48 horas. O mel que estiver cristalizado, isto acontece em função do armazenamento, passa por um leve aquecimento, homogeinização, filtragem e em conseqüência deste processo há uma oxigenação do produto e que este deverá ficar em repouso em decantação por 36 a 48 horas e após envase higienização, rotulagem, encaixotamento e comercialização.

Qual a geração de empregos esperada?

Diretamente serão beneficiadas em torno de 25 famílias ligadas à Associação dos Apicultores de Botuverá – APIBO, que poderá cresce por estar aberto a pequenos apicultores caracterizados de Brusque e Guabiruba.

Que fontes de recursos foram utilizados?

Com exceção da contrapartida da Prefeitura, o maior montante de recursos e a fundo perdido, provenientes do Programa Nacional de Fortalecimento de Agricultura – PRONAF.

Como dar-se-á o Gerenciamento?

O Gerenciamento da Unidade de Processamento ficou a cargo da APIBO –Associação de Apicultores de Botuverá.

II - SECADOR DE CEREAIS

Qual o objetivo da implantação do Secador de Cereais?

Estimular a produção de cereais, evitar perdas por deterioração e por ataques de insetos.

Então, a finalidade...?

Retirar a umidade excessiva dos grãos, reduzindo-a para 13%, permitindo assim, que o agricultor possa colher a produção antes do ataque das pragas – carruncho do milho e gorgulho do feijão, que acontece ainda na lavoura e em caso de chuvas e/ou umidade relativa do ar alta, a secagem soluciona perfeitamente o controle destas condições, permitindo ainda que se evite o uso de fosfina – gás, para tratamento de insetos.

Em termos de capacidade?

Anualmente são secados em torno de três mil sacas de grãos com tendência a aumentar em função do benefício final. A Unidade de Secagem permite que o pequeno agricultor beneficie de 20 a 60 sacas de 60 kg, por secagem, durante um período de 5 a 8 horas, dependendo da umidade do grão e da quantidade.

Qual a previsão de geração de empregos?

Com a ampliação da unidade, ou seja, a secagem e limpeza apurada e empacotamento automático, a unidade deverá criar dois empregos diretos e indiretamente em torno de quarenta famílias de agricultores.

Quais as fontes de recursos?

A mesma da Unidade de Processamento de Mel, ou seja, com exceção da contrapartida da Prefeitura, o maior montante de recursos é a fundo perdido, proveniente do Programa Nacional de Fortalecimento de Agricultura Familiar (PRONAF).

De que forma ocorrerá o Gerenciamento?

Atualmente o Gerenciamento está impropriamente a cargo da Epagri e Prefeitura Municipal, que inscreve e acompanha o controle da secagem. A forma ideal será em forma de associativismo ou organização de produtores similar.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, em 30 de novembro de 2001.