Entrevista Danilo Moritz - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Danilo Moritz.jpg

DANILO MORITZ

Sente-se realizado, tendo exercido o cargo máximo do Município e a direção de Senai em cidades da envergadura de Blumenau e Brusque?

O SENAI foi a melhor escola de formação profissional do Brasil e uma das melhores do mundo. Para mim foi a grande faculdade. Trabalhar 21 anos no SENAI foi extremamente gratificante sob todos os aspectos. Quanto ao cargo de Prefeito foi uma experiência com duas faces. Um lado positivo pelo aprendizado e pela experiência, e um lado negativo pelas circunstâncias do jogo do poder. Hoje, apenas, procuro levar para o dia a dia as lições recebidas, tanto as do SENAI, como as da Prefeitura. A realização pessoal e profissional ainda não foi alcançada.

Do secretariado e das pessoas mais chegadas à administração 93/96, você confirmaria tudo novamente?

Certamente hoje não confirmaria todas as pessoas que participaram da equipe. Infelizmente a gente fica conhecendo a verdade depois que deixou o cargo. Assim, como tive companheiros fiéis e competentes, também tive os infiéis e que cometeram atos não recomendáveis. Como a responsabilidade foi minha não posso agora culpar ninguém.

Da administração de seu governo municipal, você destacaria alguém?

Uma das coisas boas que conseguimos em nossa Gestão foi o bom ambiente de trabalho. O funcionário público não é melhor nem pior que o trabalhador da iniciativa privada. Ele, como qualquer ser humano, precisa ser motivado e valorizado. Precisa ser tratado com respeito e atenção. O maior destaque precisa ser dado àqueles trabalhadores anônimos e que ganham baixos salários, mas que são responsáveis por serviços de fundamental importância para nossa vida diária: os que recolhem o lixo, limpam as estradas, colocam as tubulações, cuidam dos jardinas, as serventes e merendeiras, os atendentes dos Postos de Saúde; os nossos heróis professores e tantos outros. Mesmo assim, devo destacar o trabalho de três equipes em especial. A equipe da Secretaria de Educação, comandada pelo Padre Nestor. A equipe da Secretaria de Saúde, comandada pelo Dr Dagomar Carneiro e a equipe de Assistência Social comandada por minha esposa Bernadete.

Se fosse novamente Prefeito, o que alteraria na maneira de encarar a Administração Pública?

Com certeza aproveitaria as boas experiências e que foram muitas, e mudaria os aspectos em que os resultados não foram os desejados. Mas o foco permaneceria o mesmo, ou seja, fazer aquilo que é o mais necessário e mais prioritário para o processo de desenvolvimento econômico e social do Município. As prioridades continuam as mesmas: saneamento básico, saúde, educação e formação profissional. Um povo saudável e com boa formação é o fator fundamental para a construção de uma sociedade verdadeiramente desenvolvida.

De todas as obras realizadas pelo seu governo, destacando-se: Guilherme Wegner, Beira-Rio, Caic, a mais representativa para a comunidade brusquense foi a avenida Cyro Gevaer com a Ponte Antônio Maluche?

Creio que o mais importante foi o conjunto de obras realizadas na área de educação. A começar pela política de educação implantada, com projetos pedagógicos inovadores. Depois a implantação do projeto dos CAICs, as duas escolas de formação profissional, o Centro de Formação do Comércio e Serviços, hoje SENAC e o Centro de Tecnologia e Confecção implantado pelo SENAI. Somente em área construída foram 12 500 m2. Antes todas as escolas do Município somavam juntas cerca de 6 mil m2. Outra coisa que julgo importante foi a decisão de privatizar a construção da Estação de Tratamento de Efluentes. Sem esta obra nosso rio estaria totalmente poluído, praticamente sem vida. E, certamente, o trânsito de nossa cidade seria um verdadeiro caos sem a Avenida e a Ponte Maluche.

O que alteraria na maneira de administrar se voltasse a ocupar o cargo de Prefeito? Que contribuição você colocaria para a atual Administração Municipal?

Ser Prefeito é coisa do passado. Não quero falar naquilo que poderia ser feito agora.Como cidadão brusquense tenho o dever de contribuir naquilo que estiver ao meu alcance ara o desenvolvimento de nosso Município. Quanto a atual administração, creio que o Prefeito Ciro Roza, com seu estilo empreendedor e extremamente arrojado, deverá realizar várias obras importantes para Brusque.

Além do artigo semanal em “O Município”, nunca pensou em escrever um livro sobre a Administração Municipal e/ou a experiência do SENAI? Ou já está no prelo?

O meu passatempo preferido é escrever. No ano passado escrevi dois livros sobre a Campanha de Prefeito e a Campanha de Vereador. Pretendo, agora, escrever um Manual para a formação de Lideranças e preparação de Carreira Política.

Como anda seu projeto político?

Meu projeto político é muito simples e objetivo: “tem gente que nasce para ser campeão; eu nasci para fazer campeão”. Pretendo continuar na política através do Assessoramento e Organização de Campanhas.

Em que está ocupado o Danilo Moritz, hoje?

Hoje presto assessoria a algumas Prefeituras, na área de Projetos e Marketing Político e também continuo trabalhando na área de treinamento e assessoria em desenvolvimento de recursos humanos.

Uma palhinha sobre cada presidenciável, sem considerar as pesquisas?

Itamar Franco – Conheço pessoalmente. Quando Prefeito estive em seu gabinete no Palácio do Planalto. Não é o Presidente que o Brasil precisa.

Garotinho – É o típico produto da mídia. Um bom marketeiro. Serra - Inteligente e bom ministro. Falta brilho. Não empolga.

Lula – Sem dúvida um grande fenômeno na política brasileira. Está cada vez mais bem preparado. Poderá chegar à Presidência.

Ciro Gomes – Está se preparando há seis anos. Tem carisma, é inteligente. Se conseguir um boa aliança poderá chegar ao segundo turno para enfrentar Lula.

Roseane Sarney – Uma candidata ao cargo de Vice. Também é produto da mídia, muita bem feita pelo PFL.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, em 30 de outubro de 2001.