Entrevista Cesário Martins - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Cesário Martins.jpg

CESÁRIO MARTINS: Nosso entrevistado da semana é o Vice-Prefeito de Guabiruba Cesário Martins, um empresário vencedor – empresário bem sucedido, nascido em Brusque, hoje Guabiruba em 1959. Filho de Evaldo Martins e Angela Régis Martins; casado com Maria Helena Martins ( minha companheira, minha base familiar). Três filhos: Poliana, Paulo César e Matheus (Meus tesouros, em que ensino e repasso todos os dias de minha vida os valores e forças para vencer os desafios), torço para o Palmeiras e para o Botafogo.

Quais são as lembranças que você tem da sua infância?

Lembro com muito carinho de meu pai e minha mãe.

Sonho de criança?

Gostaria de ser jogador de futebol, pela paixão que sempre tive pelo esporte. Mas a vida foi me mostrando outros caminhos onde também me realizo. A história da minha vida é de uma vitória atrás da outra, graças a Deus e as pessoas que me ensinaram, minha família, meu fundamento, meus pais. Minha esposa Maria Helena. Minha paixão. Meu Amor. Minha companheira. Ela me orienta. Tenho muita confiança nela. Mãe dos meu filhos, meus maiores patrimônios.

Como foi sua juventude?

O que você mais gostava de fazer para se divertir? O que mais gostava de fazer era pescar nos ribeirões e jogar futebol. No domingo, gostava, como ainda gosto, de ir à Missa .

Quais eventos mundiais tiveram o maior impacto em sua vida durante a sua infância e juventude?

Quando o Brasil conquistou o tricampeonato mundial em 1970. Foi um fato marcante porque assistimos a grande final na casa de meu pai onde havia a única televisão do bairro Lageado Baixo. Foi um momento inesquecível porque comemorávamos muito e isso nos trouxe muita alegria. A Festa era única na nossa casa porque era a única TV onde aqueles que assistiram não esquecem mais. Outro fato marcante foi a fundação da Tecelagem Martins, nossa empresa, em l971. Comemoramos 40 anos de muito sucesso sendo uma empresa conhecida nacionalmente, destacando Guabiruba pelos mais variados lugares do Brasil. A essa história dedicamos ao nosso pai que foi o grande fundador. Pessoa simples, mas seu idealismo era grande. Com ele muito tudo começou lá, e hoje desfrutamos de uma felicidade familiar de muito trabalho com todos os meus irmãos. Antes meu pai era lavrador. Nos finais de semana sera o barbeiro do bairro. Tudo para obter recursos para sustentar nossa família.

Pessoas que influenciaram ?

As pessoas que mais me influenciaram foram os meus pais que me ensinaram os fundamentos do caráter e da vida. Me ensinaram os valores da vida. Isso aprendi e não abro mão. Por isso, além de muitas vitórias que já conquistei em minha vida, essa é a maior, de ter um pai e uma mãe como eu tive. Tudo na minha vida, passa pelos seus ensinamentos , por isso sou um vencedor.

Minha Esposa Maria Helena - ATRÁS DE UM GRANDE HOMEM, SEMPRE TEM UMA GRANDE MULHER

Minha esposa, como citei o início da entrevista. A ela dedico minha vida. Ela me inspira a lutar e a cuidar da minha família. Quem cuida da sua família ergue o maior patrimônio da sua vida. Quando ela pode, me acompanha nos eventos. Com a Maria Helena, continuo a construir aquilo que recebi de meus pais. Valores. O ditado sempre diz. "Atrás de um grande homem, sempre tem uma Grande Mulher".

Como era a escola quando você era criança? Quais eram suas melhores e piores matérias? De que atividades escolares e esportes você participava?

Tinha muita dificuldade, principalmente no acesso do meu bairro, ao centro as estradas eram péssimas. Fato que hoje nem se compara. Ninguém e nunca se imaginava que teríamos o tapete preto nesta estrada. Aliás, eu e o meu companheiro Orides quando assumimos já tínhamos em nosso plano de governo e esta obra está concretizada há mais de quatro anos. Nos anos seguintes , passava AINDA mais dificuldade, pois tinha que ir até o Colégio Honório Miranda. Tinha que andar 3km até chegar ao ponto de ônibus. Mesmo assim não desanimei. Minha vida era um obstáculo vencido atrás do outro.

Formação escolar desde o início dos bancos escolares?

Primeira professora: Lembro com muita saudade de minha primeira professora, saudosa Jerônima Zancanaro e outros grandes professores Edinalte Elias de Souza, Irmã Josette e Rogéria Fischer, esposa do nosso atual controlador interno da Prefeitura Vilimar Fischer.

Como surgiu a veia política?

Um Convite do saudoso ex-prefeito João Baron.

Ocupou a vereança?

97 a 2000 quando fui presidente da Câmara em 2000 e lá fizemos um governo onde buscamos várias parcerias.

Quais os pontos positivos da atual administração de Guabiruba?

Além de milhares pontos positivos que temos, esta parceria com o atual prefeito de Guabiruba Orides Kormann onde fui e ainda sou vice-prefeito por dois mandatos consecutivos.

A Câmara vem dando o respaldo necessário p/ Administração?

Sim. Todos os projetos que enviamos à Câmara de Vereadores de Guabiruba foram aprovados. Isto porque os projetos foram todos de caráter social e comunitário. Por que o trabalho da Câmara é fundamental para o nosso governo. Nos dá embasamento que estamos fazendo a coisa certa. Todos os projetos foram aprovados.

Fale um pouco de sua trajetória profissional e da sua história de vida?

Algo que você apostou e não deu certo? Tudo na vida que apostei, deu certo. Me considero um vencedor que com muito esforço, dedicação e sendo guiado pelos valores de meus pais, passei por muitos desafios.

O que faria se estivesse no início da carreira e não teve coragem de fazer?

Fiz tudo e vou fazer ainda mais. Se a história me permitisse, gostaria de ser ainda jogador de futebol. Quando eu trabalha na Fábrica de Tecidos Carlos Renaux de 78 a 89, lá eu jogava no do Vovô do Futebol Catarinense, Clube Atlético Cônsul Carlos Renaux, disputando campeonatos amadores.

O que você aplica dos grandes educadores, das aprendizagens que teve, no seu dia a dia?

Formação de valores e profissional que eu aplico no meu dia-a-dia. Eles me ensinaram muito através de seus ensinamentos.

Quais as maiores decepções e alegrias que teve?

As maiores decepções foram as perdas irreparáveis de meus pais e meu irmão Lourenço. Mas, eles lá estão mais perto de Deus, nos dão coragem para continuar vencendo desafios para nossa vida. As alegrias que tive, tenho a ainda. É a minha família. Minha história. Nossa empresa. Hoje vivo com uma família muito feliz.

Sai como candidato no pleito de 2012?

Pelo trabalho que desenvolvemos durante os quase oito anos de governo, pude perceber que podemos fazer ainda mais pelo nosso município. Sinto um apelo popular. Por isso vou responder a esta inspiração. Uma larga experiência de como administrar, aplicar os conhecimentos da gestão. Administrar, principalmente o bem que maior temos, que são as pessoas. Destacar suas qualidades porque sozinho ninguém administra. Motivar todos a trabalharem pelo município. Tenho visão estratégica da máquina pública, privada e das pessoas. Isso significa que tudo que fizermos terá que dar resultados. Caso contrário, vamos investir ainda mais em tudo para desfrutarmos os resultados. Sou um líder. O líder não impõem, não manda, ele conquista as pessoas. Por isso sou candidato a candidato porque ser um guabirubense é um grande orgulho, e principalmente corresponder a estes desafios serão para mim inspirações para vencer. Você percebeu leitor que minha história é um desafio vencido atrás do outro? Nunca esquemos que o mais importante são os valores familiares que recebemos. Isso nos dá a base para tudo.

Reforçando a resposta: Sou candidato a Candidato com o apoio de muitos e de Deus.

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição de 21 de fevereiro de 2012.