Entrevista Celso Westrupp - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Idos de 1982, homenagem à Salomão Ribas Júnior, Dr. Ilton Galm, Libertrau Eccel, Salomão e Celso Westrupp.

Filho de Apolônio e Leonila Berkenbrok Westrupp; natural de São Luís do Município de Imaruí/SC, nascido aos 28.03.1942. São em 17 irmãos: Nair, Dom Nelson, Nestor, Nadir, Antônio, Nárdi, Lourival, Terezinha, Ivone, Vilson, Luiz Gonzaga, Maria Goreti, Fidélis, Donato, Odilo, Adelson e Celso. Seis filhos: Celso Júnior, Sérgio Luiz, César Augusto, Sandra Helena, Cristiane e Carlos Eduardo. Cinco netos: Ana Caroline, César Augusto júnior, Vítor, Jaqueline e Augusto César. Torce pelo Paysandu, Santos F.C. e Fluminense.

Idos de 1968: Construção do Colégio Honório Miranda.

O Honório Miranda?

O Honório Miranda foi uma maiores experiências que tive na vida, sobretudo pelos desafios que se apresentaram no decorrer de todos os tempos, dadas a origem e a natureza da própria escola. Atei 36 anos como Professor e Diretor (01.03.1966 a 28.02.2002

Salomão Ribas Júnior?

Salomão Ribas Júnior: Uma das figuras mais notáveis do Estado de Santa Catarina, pela suja clarividência e pelo seu notório saber, além de um grande cenecista e colaborador do Honório Miranda.

Grandes nomes no Honório Miranda?

Entre outros, evidentemente que não seria possível nominar todos: pela CNEC : Euclides Visconti (fundador) Laércio Knihs, Oly Rodrigues, Aldo Ramos, Mário Mayer e pelo Colégio: Júlia de Oliveira, e Padre Orlando Maria Murphy e tantos outros que fizeram a história da CNEC e do Colégio em Brusque.

Formatura em 1968: Laércio Knihs recebendo o Diploma. Dario Silva e o Diretor Celso Westrupp.

Como Vereador, pontos positivos?

Participar da vida pública é indiscutivelmente uma coisa muito importante para qualquer cidadão. Da vida política passa a ser uma questão de opção, dados os ideários que conduzem os partidos políticos. Neste contexto o tempo que exerci o mandado de Vereador e Presidente da Câmara foi sem dúvida um dos períodos mais importantes de minha vida pública e política, porque o Poder Legislativo consolida e legitima a democracia. Por isso não creio que existam pontos negativos no exercício de qualquer mandato, apenas, qualquer um pode errar, por excesso ou por omissão e sempre quem tem o direito e o poder de julgar é o eleitor.

Como Secretário de Educação no primeiro mandato do Ciro Marcial Roza?

No período de 89 a 92, quando do primeiro mandato de Ciro Marcial Roza, ocupei o cargo de Secretário Municipal de Educação, que foi exatamente o início do governo Ciro, pela reforam administrativa, que se compôs a estrutura político-administrativa em nível de secretários municipais. Foi um período muito fértil e profícuo, tendo em vista que foi também nesse período que aconteceram as principais reformas do ensino municipal de Brusque e também uma grande ampliação da rede física e pedagógica do Sistema Municipal de Ensino.

Idos de 1968: Laércio Knihs e Euclides Visconti. A força do exemplo na construção do Honório Miranda.

O Sr integrou o Legislativo e o Executivo. O relacionamento dos Poderes?

O poder Executivo dentro da configuração do sistema tripartite dos poderes :Executivo, Legislativo e Judiciário, é o que atua mais diretamente no envolvimento das necessidades da pessoa humana, porque nossa forma de governo é presidencialista, portanto a decisão do Executivo, normalmente, é uma decisão quase unilateral, pela própria natureza do cargo –Presidente, Governador e Prefeito. O Legislativo é a caixa de ressonância das ações de governo do Poder Executivo, precisa interpretar mais de perto as ações do Poder Executivo. O Judiciário é um poder constituído para manter o equilíbrio, o acompanhamento e determinar o fiel cumprimento das leis. Daí entre o Executivo e o Legislativo sempre existirem conflitos, porque no Legislativo existem todas as correntes interpretativas do sentimento do povo.

O Sr acompanhou a Câmara Júnior em Brusque?

Embora não tenha participado ativamente desse movimento, iniciado em Brusque pelos idos de 59/60, acompanhei por muitos anos, embora à distância, mas podendo avaliar os efeitos das ações daqueles que buscavam pela cultura, pela arte e pelo conhecimento da vida comunitária de Brusque dar um sentido maior na descoberta de novas lideranças, registrando-se entre outros: Dercy Zimmermann, João Celso Schoening, Luiz Gianesini, Nelson Cadore, Ademir Petermann e Ivan Roberto Martins.

Homenagem 25 anos da CNEC - Euclides Visconti discursando e sendo levado ao ar, pelo microfone do aluno e radialista Dario Silva. Nos fundos, o Diretor Celso Westrupp.

Quais as metas da Secretaria de Integração e Assuntos Internos?

Atualmente ocupando a Secretaria de Integração e Assuntos Internos, que tem por finalidade assessorar internamente as questões político-administrativas das demais Secretarias e componentes, tenho procurado desenvolver tais atividades para que de forma homogênea, os projetos político-administrativos de Ciro/Dagomar possam alcançar seus objetivos com pleno êxito.

Fatos marcantes?

Destacaria: as circunstâncias em que me elegi vereador em 1972, quando durante todo o período de campanha estive internado no Hospital Celso Ramos, em Florianópolis, onde extraí um rim e, que alguns amigos levaram meu nome e a minha mensagem de otimismo e perseverança aos eleitores de Brusque, que me consagraram o direito de ser vereador. Os episódios ocasionados ao longo do tempo de Diretor do Colégio Honório Miranda, desde o início da construção do prédio próprio até a sua conclusão. Os movimentos estudantis criados e desenvolvidos dentro do Colégio, tendo como carro-chefe desses movimentos o Grêmio Estudantil 8 de março, que promoveu e despertou inúmeras lideranças em Brusque.

Referências

  • A Voz de Brusque. Entrevista publicada em 26 de setembro de 2003.