Entrevista Ariberto Steffen - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Ariberto Steffen1.jpg

ARIBERTO STEFFEN, popular Beto Steffen: Filho de Adolfo e Irene (in memoriam); natural de Brusque, nascido aos 31.07.49. São em nove irmãos: Isolete, Ariberto, Pedro Paulo, popular Nule, Ingo, Sérgio, popular Piga, Vilmar, popular Néca, Márcio, Maria Luiza e Vera Lúcia. Cônjuge: Sheila N. de Resende Steffen, casados aos 16.06.76; duas filhas: Tatiana e Vanessa; um neto: Alexandre. Torce pelo CACR, Corinthians e Botafogo. Foi ator na TV educativa, na Globo e no filme “ Os trapalhões na ilha do tesouro”.

Em que equipes atuou?

Ariberto Steffen2.jpg

Iniciei ainda criança no América F.C.- juntamente com você e outros colegas – quando o America esteve licenciado, fui para o 14 de junho de Bateas, retornando em 67 ao América, permanecendo nesse clube até 70, quando fui para o Clube Atlético Carlos Renaux, equipe por qual atuei por seis meses, sob o comando de Itamar Montresor, ai fui para o Paysandu, treinado pelo Paulico Coelho, permanecendo no “mais querido” até a ida para o Rio de Janeiro em 19.02.71.

Títulos obtidos?

Ariberto Steffen3.jpg

Campeão infantil pelo 14 de junho de Bateas em 63 (Você era o goleiro suplente do Marchi, popular Tim); bi-Vice Campeão pela mesma equipe em 64 e 65. Vários títulos de torneios com a jaqueta do América F.C., como o de Limeira em 67, sendo o mais especial ter sagrado campeão invicto em 69, na Taça Celso Teixeira.

Fale de sua vida profissional, a ida para o Rio de Janeiro e a atuação como ator

Ariberto Steffen4.jpg

Inicialmente trabalhei com meu pai na lavoura, depois, por um período de cinco anos auxiliei meu pai no Armazém, que ele tinha na rua Guilherme Steffen e em 19.02.71, fui para o Rio de Janeiro. Meu primeiro emprego na cidade maravilhosa foi na Churrascaria Kareta – na rua Visconte de Pirajá, Ipanema – onde permaneci por um ano. Em seguida – 1973 – na TV Educativa, também por um ano, em 73/74, trabalhei no Projeto João da Silva, primeira novela educativa no Brasil. Depois atuei no cinema: Os trapalhões na ilha do tesouro, com Renato Aragão, Dedé Santana, Mário Cardoso e Eliane Martins, entre outros. Na sequência, em 75, fiz teste na Globo, para atuar na terceira fase da novela Escalada, obtendo o primeiro lugar, quando atuei com Tarcísio Meira, Renee de Vielmond, Suzana Vieira e Cecil Thire ( que foi Diretora na Globo e atuou no Chico Anísio), Reni de Oliveira, Nei Latorraca – meu personagem foi o Rodolfo. Em seguida, atuei na novela: O Bravo, Anjo Mau, Corrida e, por último, em O Astro. Registre-se, que ainda, fiz vários comerciais para TV, inclusive o primeiro comercial da Keiser do Brasil, quando a fábrica ainda era em Divinópolis. Fiz também na TV Educativa, “conversa no Orelhão”. Tive participações no Programa Moacir Franco. E seguindo, fui convidado para ser Representante Comercial da Carvi – importação e exportação, tendo aceito, permanecendo por cinco anos. Depois fui para a Papilon, importação e exportação, onde fiquei por dez anos. Aí abri a empresa – Diretor Presidente – da Felipe Cadran, no ramo da ótica – óculos –mantida por três anos. Fiz também, fotonovela na revista Manchete. Em dezembro retornei para rever os familiares e amigos, permanecendo, ainda, por aqui.

Atuou no futebol no Rio de Janeiro?

Ariberto Steffen5.jpg

Atuei numa equipe na Barra de Tijucas, que pode ser comparada com a de seu Paysandu aqui,

Fatos marcantes?

Ariberto Steffen6.jpg

A tristeza da perda da Copa do Mundo de 82, com uma das melhores seleções canarinho; a alegria de ser presidente em 92/93, do bloco carnavalesco, do Leblon: “Só bebe quem tem sede”; a alegria de ter sido carregado nos ombros, por amigos, quando o alvinegro carioca levantou o caneco de 89, após um jejum de vinte anos; ter participado da criação do Sindicato dos atores em 74, no Rio de Janeiro; e ter atuado com Valério, Flazão, Humberto, Bianchini (lateral Direito), e Ivan Bianchini, no Carlos Renaux e com Pereirinha – num dos últimos anos em que atuou, e com Reni Fuchs, no mais querido e ter desfilado pelo América F.C. nos idos de 69.

Que atletas inspiraram para que tivesse sucesso no futebol?

Ariberto Steffen7.jpg

Tive inspiração na garra do Marcelino P. Pereira, na elegância e técnica de Egon Maffezzolli e no oportunismo de Harry Steffen.

Grandes atletas do futebol amador?

Ariberto Steffen8.jpg

Entre outros, citaria: Reni Fuchs, Lico, Beto Fuchs, Luiz Hamilton Martins, os irmãos Teske, e os que atuaram na equipe do América, quando sagrou-se campeã invicta de 69, na Taça Celso Teixeira.

Partida memorável?

Ariberto Steffen9.jpg

Foi contra sua equipe, o Santa Luzia, só que naquela oportunidade você não estava mais; a partida foi no estádio Maria Steffen, em que empatamos em três tentos. Fiz dois gols. O goleiro Edgar e eu fomos considerados os melhores em campo. E olha que o Santa Luzia tinha um timaço!

Grandes atletas do tricolor brusquense?

Ariberto Steffen10.jpg

Teixeirinha, Petruschy e Agenor.

Do clube esmeraldino?

Ariberto Steffen11.jpg

Ivo Willrich (in memoriam), Pereirinha (in memoriam), e Reni Fuchs.

Treinadores?

Itamar Montresor e Werner Régis.

Dirigentes?

Entre outros, citaria: Werner Régis, Max Teske (in memoriam), Erich G. Morsc (in memoriam), Rolando Fochner ( in memoriam), Valdir Caetano, popular Tatu (in memoriam).

Uma lembrança positiva?

O retorno do América F.C. em 67, quando, inclusive, vencemos o torneio na Limeira.

O América F C – Steffen - ontem e hoje?

Ontem, convivia-se com grandes atletas do local; contávamos com uma equipe titular e uma de aspirantes. Hoje, não temos mais jogadores.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, aos 21 de novembro de 2003.