Entrevista Antônio Marcos Correa - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Antônio Marcos Correa1.jpg

ANTÔNIO MARCOS CORREA: Filho de Antônio Correa (in memoriam) e de Selma Starosky Correa; natural de São Paulo, nascido aos 05.07.73. São em cinco irmãos: Ariel, Eliane, Eridiane, Elizabete e Antônio. Cônjuge: Fabiana Soares Pinto Correa, casados aos 10.05.2003. Torce para o Brusque e Corinthians Paulista.

Antônio Marcos Correa2.jpg

Como foi sua vinda para Brusque?

Meu pai era policial federal em São Paulo e quando eu tinha nove anos, meus pais resolveram vir de São Paulo para Lages, uma cidade pequena e mais tranquila, haja vista que São Paulo já era uma cidade inconveniente para se morar. Vivíamos em Lages e meu saudoso pai trabalhava em São Paulo, sendo que periodicamente vinha a Lages e passava quinze dias conosco. Aos 16 anos fui trabalhar na Farmácia e Drogaria Catarinense e depois por uns três anos na Prefeitura , no setor de recadastramento de imóveis. Mais tarde, vim trabalhar na Sul América em Blumenau, onde também, minha namorada, na época, cursava a Faculdade de Fisioterapia na FURB, depois passei fui para o Consórcio Globo, também em Blumenau e mais tarde, a empresa me transferiu para o Berço da Fiação Catarinense, onde permaneço até hoje.

Como foi sua infância e juventude?

Minha infância foi ótima com muito boas condições de vida, proporcionada por meus pais: tinha muitos brinquedos – até as crianças da vizinhança vinha lá em casa brincar – muitos colegas e amiguinhos. Tínhamos um sítio, quando meu pai vinha de viagem de São Paulo, andávamos à barco, e os meus avós carneavam porco e ovelha. Ia à escola, fiz inesquecíveis amizades. Ah, quantas saudades de minha infância! Já a fase da juventude foi um pouco mais difícil, perdi meu pai, que era policial federal, ainda novo – 35 anos – implicando em que minha mãe caminhasse com as próprias pernas, salientando-se que éramos pequenos. Cursei o segundo grau no Colégio Franciscano Diocesano em Lages e o superior incompleto em administração de empresas na FURB. Na minha juventude participava dos melhores bailes em Lages. Conheci pessoas interessantes que fazem parte de minha história, graças a essas minhas andanças e que conheci minha esposa Fabiana.

Como conheceu a Fabiana?

Estava em Lages, numa danceteria, conversando com uma moça, hoje é aeromoça e minha cunhada, que me apresentou a Fabiana, namoramos por cinco anos, noivamos por dois anos e subimos ao altar.

O casamento ainda é válido?

Com certeza, um relacionamento estável e oficial, proporcionando uma vida regrada, promissora e constituindo a base familiar.

Primeira professora?

Minha primeira professora foi a Tia Alba, no Colégio Vidal Ramos, em Lages.

Qual foi o melhor professor/a? Por quê?

A melhor professora foi a Tia Terezinha porque foi ela que, pacientemente, me ensinou inglês, ressalte-se que, eu tinha dificuldades na língua inglesa e ela sendo muito brincalhona, paciente e muito querida, fez com que aprendêssemos. Até chamávamos carinhosamente de “teatcher”.

O Brasil tem acerto?

Creio que sim, mas tudo depende de um contexto ético-político, em que a corrupção seja extirpada, resultante de uma administração – registre-se dos três poderes – trabalhando em conjunto, sempre visando o cidadão, olhando, realmente, para a população brasileira.

Costuma ler jornais?

Diariamente leio jornais: local, regional, estadual e assisto telejornais com o intuito de atualizar-me e, ainda me atualizo via internet.

Uma palhinha sobre consórcio e a administração de consórcios

O consórcio é uma reunião de pessoas físicas ou jurídicas, promovida pela administradora, com a finalidade de permitir aos integrantes do grupo a aquisição de bem móveis ou imóveis por meio de autofinanciamento. A administradora é uma empresa prestadora de serviços, responsável pela formação e administração dos grupos de consórcios, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil, e que vai cobrar uma taxa de administração, que é a remuneração que ela vai receber em pagamento pela prestação de serviços aos consorciados, na formação, organização e administração dos grupos. Essa taxa é diluída nos meses de duração do plano.

Quanto ao prazo e ao número de participantes?

O prazo de duração do grupo é determinado em função do número de parcelas que o consorciado precisa para efetuar o pagamento do preço total do bem ou serviço que será adquirido futuramente. Quanto ao número de participantes de um grupo de consórcios é proporcional ao número de contemplações mensais multiplicadas pelo prazo do grupo. As contemplações são divididas entre sorteio e lance, sendo que os sorteios são feitos, geralmente, em reuniões realizadas para todos os consorciados do grupo, todo mês, em dia, hora e local previamente estabelecidos.

E o consórcio de imóveis?

O consórcio de imóveis já é uma realidade na vida do brasileiro. A prova disso é que, atualmente, de cada três casas adquiridas através do Sistema Financeiro de Habitação, uma é adquirida através de consórcio de imóveis. Há cinco anos, apenas uma em cada sete moradas era adquiridas através do sistema de consórcio. Em número de participantes, o consórcio de imóveis só perde, no Brasil, para os automóveis , caminhões e motocicletas.

'E é aí que vem a nossa curiosidade: será que consórcio de imóvel é um negócio tão bom assim?

E a nossa resposta é SIM, é um excelente negócio. Veja por que: é um produto simples, que não tem juros, não tem parcelas intermediárias e não tem saldo devedor no final do contrato. É uma maneira mais prática e mais barata de comprar a casa própria. Além disso, o consórcio tem outra característica muito interessante, que atrai o brasileiro, ele é uma opção que obriga a pessoa a poupar para comprar um bem que ela deseja.

'E quanto a utilização do FGTS no consórcio é possível?

Outra coisa que muitos desconhecem é a possibilidade de utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS- no lance ou na quitação do consórcio. O uso do Fundo foi autorizado em 2002, pelo Banco Central, que é órgão que fiscaliza o sistema de consórcios no Brasil.

'O consórcio de imóveis serve tanto para a compra de casas e apartamentos – novos e usados – de terrenos ou até imóveis no litoral?

O consórcio de imóveis serve para a compra de casas e apartamentos – novos ou usados – de terrenos ou até imóveis no litoral. Os prazos dos planos variam de 60 meses – cinco anos – a 120 meses – 10 anos. A taxa de administração cobrada que é diluída pelo número de meses escolhido, varia de acordo com o prazo – a média é de 15 %. Ao ser contemplado, o participante recebe uma carta de crédito no valor do bem, com o qual pode escolher o imóvel, em qualquer lugar, mesmo que já possua outro imóvel em seu nome.

' E a oferta de consórcios?

Atualmente, quase todos os bancos no Brasil oferecem consórcio de imóveis. Além dos bancos, existem as administradoras tradicionais, que se dedicam exclusivamente à formação e administração de grupos de consórcios. É o caso do Consórcio Globo, que é uma das maiores, das mais antigas e mais conceituadas empresas do ramo, exclusivamente catarinense.

'O consórcio Globo oferece algumas vantagens?

'Finalizando?

Vale acrescentar que outra vantagem interessante é que o reajuste da carta de crédito, que é anual, é feito com base no CUB – índice da construção civil de Santa Catarina, o que deixa o consorciado daqui mais próximo da realidade do mercado local. Por tudo isso, se você pretende planejar o seu futuro, investindo as suas economias num negócio seguro, faça um consórcio de imóveis.

' Qual os três melhores filmes que assistiu?

A espera de um milagre, Um sonho de liberdade e Busca da felicidade.

' Conhecia a Coluna Dez?

Não, ainda não havia lido seus escritos.

Como gosta de desfrutar o lazer?

Adoro futebol, passear com a esposa na praia, jogar futebol e conversar com os colegas e amigos nos finais de tarde.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, aos 19 de dezembro de 2008.