Entrevista Antônio Custódio de Oliveira Filho - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Diego, Lucas, Dr. Custódio e Adriano.

Filho de Maria de Jesus Carvalho Oliveira e Antônio Custódio de Oliveira, natural de Itapetininga, São Paulo, nascido aos 03.06.56; Três filhos: Diego, Adriano e Lucas. Especialista em Ortopedia e Traumatologia, também sub- especialista em Medicina e Cirurgia do tornozelo e pé e pós graduado em perícia médica.

Primeiramente fale de sua formação

Nasci em Itapetininga, onde fiz minha formação do primeiro e segundo grau e sendo filho de comerciantes trabalhei em uma mercearia até os 17 anos. Fui para São Paulo onde fiz um ano de cursinho e entrei na Escola Paulista de Medicina. Terminei a Faculdade em 1980 e comecei a fazer residência no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo até 1984. Tive um convite para trabalhar na cidade de Bandeirantes, norte do Paraná, onde fiquei até final de novembro de 1985. Onde também fui convidado para participar do Rotary Club.

Como veio para Brusque? Foi bem acolhido?

Fui convidado por um vendedor de materiais ortopédicos para vir para Brusque, pois estavam precisando de mais um ortopedista. Comecei a trabalhar aqui em 01 de dezembro de 1985, onde fui bem acolhido pelos meus colegas de trabalho, por todo o corpo clínico e a direção do Hospital de Azambuja. Também fui muito bem acolhido pelo Rotary Club de Brusque, onde participo até hoje. Já ocupei todos os cargos do Clube, sou o responsável pelo intercâmbio de jovens e pelo intercâmbio de grupo de estudos (IGE). No próximo ano serei o responsável distrital do IGE

Quantos anos faz que exerce suas funções de médico em nossa cidade?

Vim para o Berço da Fiação Catarinense há 23 anos.

Como poder-se-ia diferenciar a ortopedia da traumatologia

A palavra ortopedia quer dizer: orthos = ereto e paidos = criança, onde se conclui que inicialmente a ortopedia cuidava das deformidades da infância e atualmente agem em todas as correções que acontecem no esqueleto. Já a traumatologia, como o próprio nome diz, cuida dos ferimentos que ocorrem no esqueleto provenientes de traumas.

Quando nos deparamos com a rotina dos pronto-socorros de uma cidade com o perfil de Brusque, sabemos que a cada segurado novas intercorrências podem nos fazer pensar que há sempre algo inédito a ser estudado e aprendido ?

Concordo plenamente, principalmente com relação a trauma. Em nossa cidade aumentou terrivelmente o número de acidentes de trânsito, tanto em número, como em gravidade. Cada dia temos algo diferente que exige muito estudo e planejamento para ser resolvido.

O que poderia ser dito a respeito de fratura de estresse?

A fratura de estresse ocorre quando há uma sobrecarga intensa no esqueleto. Isto ocorre tanto em atletas como em trabalhadores. As mais comuns são as dos ossos do metatarso que ocorre em pessoas que fazem longas caminhadas, sem ter preparo físico ou atletas em atividades intensas.

O exame físico, o diagnóstico radiográfico e o Raio-X se complementam no diagnóstico de uma fratura?

O diagnóstico de uma fratura começa com a história clínica – descrição do trauma, intensidade, violência, altura etc, depois vem o exame clínico e o radiográfico. Dependendo do complexidade pode ser necessário uma tomografia computadorizada ou uma ressonância nuclear magnética para orientar o tratamento que pode ser clínico ou cirúrgico.

Quais as causas ou fatores de risco de quedas envolvendo pessoas idosas?

As quedas das pessoas idosas ocorrem principalmente em casa devido a pisos escorregadios, tapetes sem antiderrapante, escadas sem corrimão, banheiros sem apoios para sentar e levantar do vaso sanitário, banquetas e apoios no Box e má iluminação. Tem pesquisas que mostram que a maioria das fraturas do colo de fêmur ocorrem principalmente à noite quando levantam e vão ao banheiro para urinar. Como principal fator de risco temos a osteoporose que é uma perda da massa óssea do esqueleto. Ocorre mais na mulher após a menopausa, mas também ocorre nos homens, porém numa idade mais avançada. A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia tem um site: <http://www.casasegura.arqu.br/>, que orienta a construção de uma casa com mais segurança para todas as idades e principalmente para o idoso e os deficientes físicos.

Pela sua experiência, quais as causas mais freqüente s de problemas ortopédicos e traumatológico que aparecem no dia a dia no consultório?

Aqui em Brusque a causa mais freqüente são os acidentes de trânsito, principalmente com motos, seguidos que acidentes do trabalho e domésticos.

Quais as técnicas cirúrgicas mais recentes nas suas áreas de atuação?

Tanto a Ortopedia como a Traumatologia evoluiu muito nos últimos anos e como em outras áreas da cirurgia a tendência são as cirurgias minimamente invasivas. Explicando melhor, com novos equipamentos de imagem e novos equipamentos implantes podemos realizar grandes procedimentos cirúrgicos com pequenas incisões e em menor tempo. Diminuindo assim a morbidade, o tempo de hospitalização e a recuperação do doente. Há 2 anos o Hospital Azambuja adquiriu um arco cirúrgico que é um aparelho de RX em forma de “C” que transmite a imagem a um monitor durante a cirurgia. Com esse equipamento temos feito cirurgia percutâneas, que antes feitas abertas e necessitavam o dobro do tempo para serem realizadas. Nosso hospital está muito bem equipado e preparado para realizar todos os tipos de cirurgias ortopédicas e traumatológicas.

Como está Brusque equipada para enfrentar os problemas ortopédicos e traumatológicos em relação aos grandes centros?

Não perdemos nada para os grandes centros. Inclusive temos trazidos professores de grandes centros para realizarem cirurgias de alta complexidade aqui em nosso hospital, o que é uma grande honra para nós e uma grande comodidade para o paciente que não precisa de deslocar e ficar longe do convívio de seus familiares.

Com a expansão do conhecimento, a produção científica da área médica tem se ampliado intensamente nas últimas décadas, tornando essencial a atualização permanente do conhecimento. No entanto, se o número de informações cresce vertiginosamente, a aquisição destas também tem sido intensamente facilitada pelos meios atuais de comunicação via internet?

A internet tem facilitado muito o acesso a informações, porém o acesso a informação especializada é restrita e ainda tem um custo elevado, tanto no Brasil, como no exterior. Para acesso a informações especializadas eu sou sócio da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia , da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do pé e Tornozelo, da Associação Brasileira de Traumatologia Ortopédica, da Sociedade Latino Americana de Ortopedia e Traumatologia e da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos. Todas têm uma biblioteca e conferências on line.

A globalização e a Medicina?

Com a globalização houve um grande avanço na Medicina, tornando possível a realização de procedimentos cirúrgicos, com o uso de robôs, através da internet, de um país para o outro. Também tem seu lado negativo, pois diminuiu a relação médico-paciente. Hoje tanto o médico como o paciente estão mais dependentes de exames e de aparelhos do que uma boa história clínica e um bom exame físico.

O Brasil tem jeito?

Sim. Para mim não existe país melhor que o Brasil. Vivemos em um paraíso e não temos consciência disso. Temos verde durante o ano todo, água em abundância, apesar da enchente temos pouca calamidade como terremotos , ciclones e maremotos que destrói cidades inteiras. Acredito que uma melhora da educação e da qualidade da saúde temos um povo que é capaz de construir uma grande nação. É só acreditar que podemos.

O que é uma sexta feira perfeita?

Não acredito em sexta perfeita, acredito em todos os dia sem que acordo com saúde e disposição para trabalha . Também não dispenso um bom lazer e uma atividade física.

Costuma ler jornais?

Sim. Ao meio dia leio os jornais locais. Pela manhã ouço o rádio e algumas vezes à noite o noticiário pela televisão. As notícias nacionais e internacionais normalmente leio na Internet, nos intervalos do trabalho.

Referências

  • A Voz de Brusque. Entrevista publicada em 20 de fevereiro de 2009.