Entrevista Amarildo Aparecido da Silva - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Amarildo Aparecido da Silva1.jpg

AMARILDO APARECIDO DA SILVA: Filho de João da Silva e Inácia Pereira da Silva; natural de Jundiaí/SP, nascido aos 15.10.62. São em oito irmãos: Wálter, Adriana, Márcia, Valéria, Sandra, Luzia, Hércules e Amarildo. Cônjuge: Isabel dos Santos da Silva , casados em 19.01.85; quatro filhos: Suelen Regina, Eloísa, Alessandra Elizabeth e Thais Isabel; um neto: Luan. Torce pelo Carlos Renaux, Palmeiras e Flamengo.

Uma palhinha da descendência

Amarildo Aparecido da Silva2.jpg

Suélen Regina casou com Cristiano de Vicenzo e Tum filho: Luan

Vida profissional?

Amarildo Aparecido da Silva3.jpg

Iniciei a trabalhar com Valdir Caetano – hoje WJ – aos 12 anos, depois fui para São Paulo, onde permaneci por uns três anos, trabalhando em comércio de automóveis, em seguida fui chefe de setor, por 8 anos na HM, na sequência, na Metalúrgica Zucco, durante 9 anos, como gerente comercial, atualmente em sociedade, já por 5 anos, temos duas empresas: Termo-mecãnica e a Maqtherm.

Como atleta, atuou em que posição e em que equipes?

Amarildo Aparecido da Silva4.jpg

Iniciei no América F.C em 86, como centro avante na equipe principal, depois passei a atuar como volante. No período em que o América F.C. não participou das disputas; atuei pela Farmácia Knihs, pelo União (Santa Terezinha), no campeonato promovido pela EUCAB e, pela equipe do Vila Nova (Águas Claras), no campeonato da LDB. Em 2002, retornei ao América e disputamos o Interbairros, quando ficamos vice-campeões de 2002, perdendo a final para o Poço Fundo.

Presidiu o América F.C. em que gestão?

Amarildo Aparecido da Silva5.jpg

Em 86, oportunidade em que o América F.C. foi reorganizado, o Arnaldo André Tórmena presidiu o clube na gestão 86/87, ai eu assumi no período 88/89, sendo seguido por Valmor Pinotti. Em 92/93, voltei a presidir o clube, tendo obtido o título da LDB em 92. O atual presidente é José Carlos Vieira.

Quais realizações destacaria de sua administração no clube?

Amarildo Aparecido da Silva6.jpg

Ampliação da sede que media 13 x 7, para duas vezes 20 x 7, construção do alambrado, dei continuidade a construção da nova sede, faltando ainda concluí-la.

Por que estádio Maria Steffen?

Foi em homenagem pelas contribuições da família Steffen, para com o clube.

Grandes nomes no esporte amador?

Entre outros citaria: Arnaldo André Tórmena, popular Tito, Roland Fochner (in memoriam), Marcelino Pereira, Edgar Vicentainer, Adilson Martins, Werner Régis, Egon Maffezzolli, Valdir Caetano, Érico G. Morsch (in memoriam), Valmor Pinotti e Ari Steffen.

Tem participado atualmente do América F.C.?

Sim, inclusive na atual diretoria, sou vice-presidente.

Lembranças positivas?

Foi ter levantando o caneco em 92, campeão da LDB e, os três vices, também da LDB, todos pelo América F.C. e vice no inter-bairros.

Fatos marcantes?

Um fato que me marcou muito foi a dificuldade que passamos no início, quando íamos colher gramas em todos os cantos da cidade, para fazer o gramado do América F.C., foi uma verdadeira batalha.

Grandes atletas do esporte amador, na época em que você atuava?

Evair de Souza, o popular Vaíca, Tuchê, Tito, Risoleto, Marcos Farias, o popular Pardal, Gildo e Agenor – da equipe de 10 de junho, entre outros.

Grandes treinadores no futebol amador?

Vilson de Souza e Roberto Fuchs.

Grandes dirigentes no amador?

João Rosa, Valmor Pinotti, Arnaldo André Tórmena, Guto e Léco (o pintor).

Um jogo inesquecível que você assistiu em campo?

Brusque e Avaí na decisão do Estadual de 92.

Grandes atletas do Renaux?

Ronaldo (goleiro), Messias e Washington.

E do Paysandu?

Pereirinha, Edson Cardoso e Ayone.

Como deveria ser o retorno do Renaux e do Paysandu?

Sou favorável a um clube só, representando Brusque, até para facilitar a obtenção de patrimônio,

Politicamente?

Fui candidato a vereador pelo PL, obtendo aproximadamente, 186 votos.

Além da sede social o Clube está pensando em alguma outra iniciativa?

Estamos aguardando a contribuição do Prefeito Ciro em relação a um terreno ao lado do compo com 3 600 metros quadrados, ou seja, uma área de 60 m x 60 m..

O que faz Amarildo Aparecido da Silva, hoje?

Tenho as duas empresas em sociedade, sou vice-presidente do América F.C., e participo da Pastoral da Família e da Liturgia e Canto.

Referências

  • Matéria publicada na VOZ DE BRUSQUE, em 05 de setembro de 2003.