Entrevista Ademir Luiz Maestri - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Ademir Luiz Maestri.jpg

ADEMIR LUIZ MAESTRI: Filho de Pedro e Ana Colombi Maestri. Natural de Botuverá, antes Brusque, nascido aos 28.08.53; cônjuge: Ivete Zabel, filho Cristiano Luiz. Vereador na legislatura 77/83; Presidente da Câmara 77/78; Sexto Prefeito de Botuverá, o quinto eleito.

Foi vereador? Lembra os integrantes daquela legislatura?

Sim. Integraram a legislatura 77/83 comigo: Geracir Bambinetti, Dito Luiz Bosco, Alécio Pavesi, Arlindo Schaadt, Willy F. Maestri, hoje falecido e, Luiz Graf.

Quem foi o Presidente da Casa Legislativa naquela legislatura?

Eu em 77/78, o Arlindo Schaadt e Willy F. Maestri, já que permanecemos por seis anos como vereadores.

Dá para afirmar-se politicamente como vereador?

Não. Não podemos afirmar. Veja o meu caso, além da vereança, respondia pela fiscalização da Prefeitura e era mão direita do Prefeito Zenor Francisco Sgrott

Foi Prefeito em que período? De quem recebeu e a quem passou as chaves da Prefeitura?

Fui Prefeito no mesmo período do Saudoso José Celso Bonatelli, em Brusque, ou seja, de 83/88. Recebemos as chaves de Zenor Francisco Sgrott/Alexandre Dalcégio e entregamos ao Nilo Barni/Moacir Merízio.

Das obras realizadas, quais considerou mais importantes para a comunidade botuveraense?

O Ginásio de Esportes; a Delegacia de Polícia; a construção das Escolas de Lageado Alto, Lageado Baixo, Sessenta e Vargem Pequena e reforma de outras escolas, a construção de pontes e abertura de estradas.

Aconteceu algum fato curioso em sua gestão?

Um fato que poderíamos mencionar foi um cidadão- Augusto Kua – hoje falecido, que não sabia nem ler e nem escrever e toda semana estava atrás de mim, para ser nomeado Delegado.

Qual foi o papel do vice? Assumiu em alguma oportunidade?

Eu era um Prefeito de campo, estava junto às obras e atividades e o Dino, permanecia mais junto ao Paço Municipal, como um Secretário-Geral. Lembro ter passado o cargo para o mesmo, por um período de 30 dias.

Como é administrar um Município com o porte de Botuverá?

Pelo fato de os munícipes dependerem, quase que essencialmente, da agricultura, os pedidos junto ao Prefeito são inúmeros e constantes.

Como era integrada a Casa Legislativa em 83/88, quando o sr chefiou o Poder Executivo?

José Moliari Filho, José Pozzi, Ismar J. Lussolli, Pedro Araldi, José Angelo Tachini, Osnir Buschirolli e Miguel João Lira.

Lembra quem ocupou as principais Secretarias?

Pela Tesouraria respondia Rita Maestri; Obras, inicialmente, Zenor F. Sgrott e depois, Zerto Lamin; a Contabilidade estava confiada ao Érico Habitzreuter e o Engenheiro, era o Ivan Walendowsky.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, em 06.03.2002.