Documento de 5 de março de 1862

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Directoria da Colonia Brusque 5 de Março de 1862

Exm°. e Revm°. Snr.

O Portador é o Snr. Mathias Wagner, que deseja muito fallar com Vª. Exª. sobre a indentificação de suas bemfeitorias, que nos terrenos do Governo ficárão pertencentes à esta Colonia, e sobre as quaes, avaluadas em Rs. 1:000$000, que julgo valem, o Exm°. Snr. Antecessor de Vª. Exª. teve a bondade de fazer lhe um adeantamento pela Thezouraria de Fazenda de Rs. 100$000. Vª. Exª. ouvindo-o, fará o que intender e for de justiça.

Como já fiz ver a Vª. Exª., o Suppte. é pai de numerosa familia, quer comprar com o denheiro, que tem de receber da dita indemnisação, um lotte de terras n'esta Colonia, que já escolheo e lhe concedi à Ordem e consentimento de Vª. Exª., sem subsídios, e diz, por quanto necessitara e quizéra, não pode estabelecer-se n'estas terras, sem que receba o resto d'este denheiro, com que só podia procurar-se os novos aranjos domesticos, de lavoura e casa para sua família. Não obstante de eu ter feito ver ao Snr. Wagner que já o Antecessor de Vª. Exª. havia consultado com o Governo-Geral sobre esse caso excepcional e informado muito favoravelmente sobre esse pagamento que julgou de toda equidade, elle insiste a ir pessoalmente intender-se com Vª. Exª. para assim abreviar o seu estado de necessidade e penurias urgentes.

Deos Guarde a Vª. Exª.

Illlm°. e Exm°. Sr. Conse1heiro Vicente Pires da Motta