Documento de 26 de janeiro de 1862 - pedido para aquisição de cofre

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Exm°. e Revm°. Snr.

Para guardar com segurança as quantias consideraveis, notorias à todo mundo, que a Diretoria da Colonia Brusque tem de receber trimestralmente para a despezas da mesma, provaveis a fazer, a casa actualmente da Directoria, sendo simplesmente um Rancho assoalhado, fechado em redor com taboas, de 20 palmos em quadro[1], com porta e janellas sem vidraça, coberto de folhas, não offerece segurança alguma tanto contra o fogo quanto contra qualquer agressor.

Considero pois como muita necessidade: um cofre forte para esse fim, e tanto mais que o Director visitando as colonias distantes e inspeccionando os trabalhos de caminhos, fica com ida e volta juntamente com alguma necessaria demora, hum dia inteiro ausente, e sempre com a perigosa inquietação sobre o denheiro, de que elle é depositárío responsavel.

Submetto pois, com o maior respeito à Determinação de Vª. Exª. o pedido: que se Digne mandar comprar uma caixa forte, que eu possa agora levar comigo à Colonía. A inclusa nota da casa Wellmann & Cia, aonde encontrei uma destas burras de ferro, declara o seu ultimo preço de Rs. 200$000. Ella peza por cima de 34 arrobas[2].

Deos Guarde a Vª: Exª:

Exm°. e Revm°. Snr. Conselheiro Vicente Pires da Motta

Dm°. Presidente da Provincia de S. Catharina

Desterro 26 de Janeiro de 1862

ass.: Barão de Schneéburg

Director da Colonia

Casa de Brusque

  1. Aproximadamente 4,5m quadrados.
  2. 500 kg.