Documento de 12 de fevereiro de 1862 - Retorno a Brusque

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Directoria da Colonia Brusque em 12 de Fevereiro de 1862.

Exm°. e Revm°. Snr.

Tenho a honra de levar ao conhecimento de Vª. Exª. que aqui cheguei à salvamento com o denheiro, sómente no dia 7 do corrente mez à noíte, não permittindo o máo tempo, que tem feito, como a grande correnteza das aguas do monte, que fizesse com mais brevidade esta viagem.

Os tres Policiais, que me acompanhárão, partirão no dia immediato da minha chegada em regresso para a Capital com Officio meu ao Commandante do Corpo-Policial.

Reassumi no mesmo dia 8 do corrente a Direcção da Colonia tendo me sido entregue pelo Director-interino, o Snr. João André Cogoy Junior todos os papeis, contas, livros e tudo mais, concernentes à Colonia.

Outro sim, cumprindo com a Ordem de Vª. Exª. em Officio de 24 de janeiro proximo findo, demitti no mesmo dia 8 do mez a Guido de Seckendorf do cargo de Secretario da Colonia, pagado ao mesmo, até o dia 7 do mez de Fevereiro inclusive, os seus vencimentos, a que tinha direito; encarregando deste serviço provisoriamente o colono Henrique Bettermann mediante uma gratificação mensal de Rs. 40$00, até que ache uma pessoa nacional habilitada pelos Serviços de Guarda~livros. Espero que Vª. Exª. Se Digne aprovar esta minha medida, filha da necessidade, que tenho de quem me ajuda na escripturação da Colonia.

Deos Guarde a V. Exª.

Exm°. e Revm°. Snr Conselheiro Vicente Pires da Motta

Dm°. Presidente da Provincia

ass.: O director da Colonia

Barão de Schneéburg

Casa de Brusque